fbpx
Descontrole financeiro, como mudar essa realidade?

Descontrole financeiro, como mudar essa realidade?

Comprou o que não precisava, gastou o dinheiro que iria pagar uma conta importante, ficou desempregado, caiu em um golpe, esses são alguns dos motivos que levam alguém a perder o controle de suas finanças. Nessas horas é comum cair no desespero e perder o norte.  Porém, calma! Respira fundo, ainda há saídas. Confira o texto abaixo e foque no equilíbrio financeiro!  

Chegar à conclusão de que andou gastando demais e que não somente há alguma coisa errada, mas muito errada, nas finanças, é preciso fazer uma análise sincera. Bem sincera sobre a sua real situação financeira e ficar atento aos sinais que podem indicar um descontrole. Infelizmente, muitas pessoas não se dão conta dessa falta de equilíbrio, e vão levando a situação no “banho maria”. Mas é preciso atenção aos sinais! Pagamento de contas em atraso; gastar todo o salário, utilizar o cheque especial; parcelar a fatura do cartão de crédito ou até mesmo, pedir empréstimos – são sinais gritantes que suas contas saíram dos trilhos.

Nessas horas não adianta brigar com a realidade, reconheça a atual condição e busque soluções para reverter esse quadro. Tente ir na raiz desse descontrole, que muitas vezes pode estar ligado ao seu emocional – em alguns casos, a pessoa utiliza o consumismo como gatilho para aliviar a ansiedade –  em situações assim, é necessário buscar a ajuda de profissionais e iniciar o quanto antes um tratamento contra a ansiedade.

Porém, sabemos que contrariedades acontecem, é um familiar doente, um desemprego, um gasto alto que não estava previsto e acabou acontecendo. Isso pode acontecer e acontece mesmo. E por mais que a pessoa seja organizada, dependendo do caso, as contas saem do trilho e a vida vira de cabeça para baixo. Quando isso acontece, a única solução é recomeçar!

Daqui pra frente é aquilo que já falamos em alguns artigos neste blog: planejamento, organização e disciplina. Todos os gastos deverão ser anotados e contabilizados. Se preferir, uma planilha no Excel ou um aplicativo de finanças passarão a ser seus melhores amigos.

Entenda que você agora tem outra realidade, e que até estabilizar as contas, cortes precisam ser feitos. Defina prioridades. PRIORIDADES. Não tente se trapacear. Seja honesto consigo mesmo! 

Porém, tão importante quanto a disciplina, o planejamento e a organização é dividir essas dores com a família, só assim, vocês poderão pensar juntos em melhores soluções. A ajuda do outro pode ser primordial neste momento. Vale lembrar que descontrole financeiro pode ser apenas uma fase. Com planejamento e inteligência você consegue dar a volta por cima e reestabelecer sua vida financeira.

Boa sorte!

3+
Compartilhe

2 Comentários sobre “Descontrole financeiro, como mudar essa realidade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *