fbpx
Extrato previdenciário: uma parte do ciclo de plantar e cuidar para depois colher

Extrato previdenciário: uma parte do ciclo de plantar e cuidar para depois colher

O extrato previdenciário é um dos recursos disponíveis para que o participante possa acompanhar a gestão do seu plano de previdência

“Não quero nem pensar em plano de previdência, só contribuo mensalmente e, quando for me aposentar, penso nisso…” Conhece alguém que pensa assim? Eu conheço! Mas, garanto, essa não é a melhor opção para quem tem um plano de previdência. Não é questão de confiar ou não confiar na administradora do Plano. A responsabilidade sobre os cuidados com o plano é especialmente do participante, pois não se trata somente de contribuir mensalmente e depois “ver o que vai dar”. A previdência depende de acompanhamento periódico para que o esforço realizado hoje realmente valha a pena.

Imagine a situação: você é contratado na empresa para um cargo de carreiras iniciais e nesse momento define o quanto vai contribuir para o seu plano. E aí, acaba passando muitos anos na empresa, seu salário aumenta e, na mesma proporção seu estilo de vida e seus gastos. Ocorre que às vésperas de se aposentar, se lembra do seu plano de previdência. “Ah, que bom, meu futuro está garantido!” e quando vai conferir o saldo, tem uma grande surpresa: a perspectiva de benefício mensal para a aposentadoria não chega a um terço da sua renda mensal de hoje. Isso tudo por que você não pensou que tinha que se preocupar com o planejamento previdenciário.

O planejamento previdenciário muitas vezes é o que vai separar se o participante terá R$ 1.000 ou R$ 10.000 mensais na aposentadoria. E o que vai definir essas duas situações, é a inclusão do monitoramento constante do extrato previdenciário na rotina do participante, pois só assim será possível simular o benefício futuro e aumentar o percentual de contribuição, sempre que possível. A BB Previdência disponibiliza, além do extrato previdenciário, outras importantes ferramentas para o acompanhamento do plano, como o relatório “Informe Meu Plano” e o resultado mensal dos investimentos, bem como a justificativa de mercado para os resultados alcançados. O Simulador de benefício vai te ajudar a identificar e decidir o percentual de participação que melhor se adequa às suas necessidades. É fundamental que o participante assuma as rédeas do seu planejamento previdenciário o quanto antes e assim não seja pego “de surpresa” quando não houver mais tempo hábil para acumular os recursos necessários para uma aposentadoria realmente tranquila.

8+
Compartilhe

2 Comentários sobre “Extrato previdenciário: uma parte do ciclo de plantar e cuidar para depois colher

    1. Olá Isolina, bom dia! Você tem todas as informações do seu plano no app gratuito da BB Previdência, que pode ser acessado do seu smartphone, ou pelo site (seu acesso restrito). Caso nunca tenha acessado, basta pedir para gerar uma senha na hora, mas é necessário que seu celular já esteja cadastrado no sistema. Se ainda não tiver, basta ligar na nossa Consultoria Previdenciária e atualizar o cadastro e mandar gerar a senha na hora.

      Site: http://www.bbprevidencia.com.br (Acesse seu plano)

      Consultoria Previdenciária: 0800 601 4554 | 3004-3444 (9h às 18h)

      Um abraço e se tiver qualquer dificuldade, me avise.

      0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *