fbpx
Hábitos saudáveis estendem a vida em uma década, diz estudo

Hábitos saudáveis estendem a vida em uma década, diz estudo

Nessa quarentena, você já começou os seus?

Imagine quanta coisa boa é possível fazer em 10 anos? A viagem dos sonhos, se dedicar ao trabalho que gosta, aproveitar quem se ama. Mas aí você deve estar se perguntando o que fazer para viver 10 anos a mais? A fórmula é simples: levar uma vida saudável. É isso que revela o estudo publicado no British Medical Journal.

A pesquisa analisou cinco pontos em 110 mil pessoas: não fumar, ter o Índice de Massa Corporal (IMC) adequado, fazer exercício pelo menos 30 minutos por dia, ter uma alimentação balanceada e consumo moderado de álcool. Os cientistas colheram esses dados e cruzaram com a ocorrência de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes tipo 2. O objetivo era analisar a expectativa de vida dessas pessoas, sobretudo, após os 50 anos.

A ingestão moderada de álcool foi considerada de 5 a 15 gramas (cerca de 175 ml de vinho) de álcool por dia para mulheres e de 5 a 30 gramas (cerca de 1 litro e meio de cerveja) para os homens.

As mulheres, depois dos 50 anos, que adotaram quatro ou cinco destes hábitos, tinham uma expectativa de vida de 84 anos sem doenças como diabetes, câncer ou doenças do coração. Já as que não adotaram os hábitos recomendados, ficaram com a expectativa de viver até os 74 anos.

A expectativa de vida para os homens que adotaram quatro ou cinco hábitos foi um pouco menor que a das mulheres, eles poderiam viver até os 81 anos sem doenças. Os que não tiveram o comportamento saudável, tinham expectativa de 73 anos.

As piores chances de uma vida sem doenças ficaram para os homens que fumavam mais de 15 cigarros por dia e para os homens e mulheres obesos.

Comece já!

Não importa a idade, adotar hábitos saudáveis reduz as chances de doenças, melhoram a qualidade de vida e aumentam os anos vividos. Confira alguns hábitos além dos apresentados na pesquisa.

Sono de qualidade: estudos revelam que o ideal é que um adulto durma pelo menos 8 horas por dia. Problemas com o sono podem desencadear doenças, enfraquecer o sistema imunológico e gerar falta de atenção durante o dia. Neste caso, tenha o hábito de dormir sem distrações. Um chá e pouca luz antes de dormir podem ajudar no processo.

Bons laços sociais: relacionamentos saudáveis têm reflexos em outras áreas da vida. É importante ter amigos, família e colegas de trabalho que proporcionem o bem e te façam sentir parte de um grupo.

Hidratar: a quantidade ideal de água é primordial para fazer que o corpo funcione corretamente. Deixe sempre uma garrafa de água a vista e meça a quantidade ingerida por dia. O simples hábito de beber água pode melhorar a sua vida.

Pausas regulares: na correria da vida é comum praticar tudo no automático e não parar para pensar no que possa estar acontecendo. Trabalhar por muitas horas seguidas pode ser problemático, pois sobrecarrega a mente e prejudica a saúde. Tenha em mente que cada atividade tem seu tempo e que seu corpo precisa de descanso.

O atual momento causado pela pandemia do coronavírus e o isolamento social que a sociedade está enfrentando, é uma excelente oportunidade para rever os hábitos e planejar uma vida mais saudável, mais leve e com mais equilíbrio!

Fonte: Pense Futuro com adaptações

1+
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *