fbpx
Previdência Privada: o que é e o que não é fake news

Previdência Privada: o que é e o que não é fake news

Para quem deseja garantir a tranquilidade financeira no futuro, investir em Previdência Privada é o primeiro passo. Mas será que você realmente conhece essa forma de investimento? Confira se o que você sabe corresponde à realidade ou se é apenas um mito.

– A Previdência Complementar apresenta outros benefícios, além da aposentadoria.

Verdade. Ao contrário do que muitos pensam a previdência privada além de ser um benefício que irá complementar a renda na aposentadoria, dependendo do plano contratado, pode oferecer várias outras vantagens como seguro de vida, auxílio-doença e cobertura em caso de invalidez, entre outros. (consulte o regulamento do seu plano)

– A Previdência Oficial já garante uma boa aposentadoria. Não preciso me preparar com outra previdência para o pós-carreira.

Fake news. E das grandes! Se você realmente acredita nisso, mude esse pensamento agora mesmo. Entenda o porquê! Apesar de algumas pessoas fazerem contribuições ininterruptas e relativamente altas, o INSS não oferece garantia de um bom retorno, pois a previdência social tem um pequeno teto de ganho, que vai diminuindo com o tempo. E as chances de você ter uma renda bem menor que a atual é extremamente grande.

– É possível parar de contribuir por um período e, mesmo assim, obter um bom rendimento.

Fake news. É preciso traçar um planejamento financeiro e segui-lo. Infelizmente, em alguns casos, com o surgimento de problemas financeiros, as pessoas acabam diminuindo o percentual de contribuição mensal que fazem para o seu plano de previdência. O que acaba impactando o valor do benefício a receber no futuro. Ter um plano de previdência privada é pensar a longo prazo. Com um planejamento correto, é possível, por exemplo, pagar a faculdade dos filhos fazendo contribuições mensais pequenas e aportes extraordinários.

– A Previdência Complementar é uma aplicação de longo prazo.

Verdade. E retirar valores antes do tempo é sempre prejudicial. Isso porque, ao fazer uma retirada parcial, os juros do mês serão calculados pelo menor saldo que o poupador teve durante aquele mês. Assim, caso retire o seu dinheiro dias antes do depósito do rendimento do mês, também deixará de receber juros sobre aquele valor da retirada.

– Só é preciso pensar em aposentadoria na meia-idade.

Fake news. Por ser um investimento de longo prazo, quanto mais cedo você iniciar suas contribuições, maior será o retorno.

– Pessoas com mais idade não têm mais tempo para investir em Previdência.

Fake news. Não é incomum que as pessoas só percebam a necessidade de um plano de Previdência Privada quando já estão muito próximas da aposentadoria. Mas, de acordo com especialistas em investimentos, isso não é empecilho. Uma vez que as pessoas de meia-idade podem contribuir com um capital maior para recuperar o tempo perdido.

– É preciso ter muito dinheiro para adquirir um plano.

Fake news. Hoje em dia, o mercado de previdência é bastante amplo e flexível. Existem planos que permitem contribuições mínimas de R$ 30 ou R$ 50, por exemplo. Mas é preciso lembrar que, quanto maior e mais constante as contribuições e aportes com valores extraordinários, maior será o rendimento, e consequentemente, o retorno.

– É possível definir quando e quanto se vai resgatar.

Verdade. O contribuinte pode fazer uma simulação na contratação do plano para saber quanto vai ser sua renda, ou quanto ele precisará poupar mensalmente para chegar no seu objetivo.

Agora que você já sabe o que é ou não é verdade sobre Previdência Privada Complementar, que tal analisar a sua atual situação no seu plano de benefícios? Entre em nosso portal e veja se o seu benefício de aposentadoria será o suficiente para garantir a tranquilidade financeira no futuro. Acesse www.bbprevidencia.com.br .

Fonte: Pense Futuro, com modificações.

6+
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *