fbpx
Principais exames médicos para mulheres a partir dos 50 anos

Principais exames médicos para mulheres a partir dos 50 anos

Em outubro, a maior campanha mundial é dedicada à conscientização sobre o câncer de mama. E que tal aproveitar a visita ao médico para dar uma “checada” geral?

Os exames preventivos devem fazer parte da vida de todas as mulheres, independentemente da idade.  Mas é a partir dos 50 anos que os fatores de risco para outras doenças graves (além do câncer de mama) aumentam. Por essa razão,  são necessários exames preventivos específicos que podem antecipar diagnósticos e identificar doenças sem nenhum sintoma clínico e que terão mais chances de cura quando diagnosticados precocemente.  Veja quais são principais exames que podem ajudar a identificar alterações importantes no organismo da mulher:

Exames gerais – hemograma, glicemia, ureia, creatinina, colesterol total e triglicerídeos, tireoide, pressão arterial, análise de urina e fezes, eletrocardiograma normal e de repouso e teste ergométrico. A recomendação é de que todos estes exames sejam realizados anualmente.

Testes de perfil hormonal – normalmente realizados no período que antecede a menopausa, também conhecido como climatério. Servem para avaliar os índices de cada hormônio e se há algum distúrbio, em falta ou excesso e a amostra de sangue pode ser coletada durante o exame de sangue geral.

Papanicolau* – pode diagnosticar além do câncer no cólo do útero, infecções sexualmente transmissíveis (IST) ou outras e feridas no colo do útero. Deve ser realizado a cada dois anos em pacientes saudáveis, ou conforme prescrição médica.

Mamografia* – é o único exame capaz de identificar um possível câncer de mama no estágio inicial. Ela é recomendada anualmente após os 40 anos, ou antes, caso haja histórico de câncer de mama na família. Se identificada qualquer anormalidade, é necessário a realização de biópsia, para confirmar ou descartar a malignidade, retirando uma amostra do tecido para avaliação em laboratório.

Densitometria óssea – exame realizado para verificar se há perda de massa óssea, pois a osteoporose é uma doença comum nessa faixa etária. Em caso positivo, o exame deve ser feito anualmente.

Colonoscopia – este exame verifica se há lesões no interior do intestino ou se existe risco de câncer colorretal. É recomendado a cada cinco ou dez anos, ou conforme orientação médica.

Exame ocular – o oftalmologista pode identificar se existe algum problema na visão, como o glaucoma. Os exames oftalmológicos devem ser realizados principalmente pelas diabéticas ou que tenham alguma predisposição genética.

Ultrassom pélvico e de abdômen total – estes exames verificam os órgãos abdominais internos, além de identificar se há presença de cistos e nódulos. Pode ser realizado sempre que o médico achar necessário.

Algumas mulheres precisarão realizar exames específicos, por exemplo as diabéticas, fumantes ou obesas. Lembre-se sempre de perguntar ao médico quais os exames preventivos necessários para você.

*Não deixe de consultar as unidades do Sesc na sua cidade. Elas mantêm um programa de promoção da saúde da mulher que faz mamografia para rastreamento de câncer de mama e também o Papanicolau, para rastreamento de câncer de cólo de útero.

7+
Compartilhe

2 Comentários sobre “Principais exames médicos para mulheres a partir dos 50 anos

  1. A mamografia é indicada para mulheres a partir dos 40 anos e não 50 como está no blog, inclusive eu tive um câncer de mama com 44 anos e foi graças a este exame que fui diagnosticada no início e estou curada.

    2+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *