fbpx
Saúde: o corpo manda sinais quando algo não está bem

Saúde: o corpo manda sinais quando algo não está bem

Sintomas podem ser bastante incômodos no dia a dia

Estresse, sedentarismo, má alimentação, falta de água. Esses são alguns hábitos do dia a dia que fazem muito mal à saúde e com o passar do tempo o corpo passa a dar sinais – em forma de sintomas –  quando algo não está legal internamente.

Infelizmente, muitas vezes ignoramos estes sinais que podem indicar desde a carência de alguma vitamina, excesso de gordura nos órgãos ou evolução de algumas doenças.

Para te ajudar a saber se o seu corpo está pedindo socorro, separamos alguns sintomas e dicas simples de como melhorar a sua saúde. Veja abaixo:  

1 – Prisão de ventre: o problema faz parte da vida de muita gente, quase 30% dos brasileiros. Uma complicação que é reflexo da má alimentação em muitos casos, da ausência de ingestão de fibras, unido ao pouco consumo de líquido. Dica: Incluir mais alimentos ricos em fibras, aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes e beber muita água.

2 – Resfriados frequentes: se você é aquela pessoa que vira e mexe está resfriada, é bom ficar atenta. Isso pode ser um sinal de alerta: sua imunidade pode estar baixa! Além desses resfriados frequentes, a baixa imunidade pode ocasionar a abertura para outras doenças. Dica: Boa alimentação. Invista em alimentos ricos em vitamina C, frutas cítricas, mais especificamente, em laranja e acerola. Além de vegetais verdes-escuros: couve e agrião.

3 – Cansaço excessivo: Cansaço excessivo e falta de ânimo pode ser falta de vitamina B12. Dica: Invista em alimentos de origem animal como a carne vermelha ou branca, ovo, leite e derivados. O aumento de exercícios físicos que aumentam o nível de endorfina e a sensação de bem-estar são indispensáveis.

4 – Acne: tem muita gente que passou da puberdade faz tempo, e vez e sempre, sofrem com o rosto cheio de acnes. Isso pode ser um sintoma de falta de vitamina A. Dica: Alimentos nas cores vermelhas e laranjas, como por exemplo, a cenoura, laranja e beterraba têm bastante deste nutriente. O consumo delas, podem ajudar no desaparecimento das espinhas e melhoria da qualidade da pele.

6 – Cabelos quebradiços: Se só em falar em cabelo, o seu já começa a cair, pode estar ocorrendo um desequilíbrio de proteínas em sua vida. Tanto a falta quanto o excesso de proteínas podem levar a essa perda e quebra de cabelo. Sem contar que, assim como no caso dos resfriados, o nível de vitamina C em seu organismo pode estar baixo. O zinco é outro mineral importante que a falta influencia na qualidade dos fios, ele está presente em sementes de girassol ou abóbora.

Atenção: Estes sinais também podem estar relacionados a doenças específicas. Neste caso, se os sintomas estiverem muito intensos, o mais recomendável é procurar um médico, realizar exames e descobrir se existe alguma carência de nutrientes.

Profissionais especializados como nutricionistas e endocrinologistas podem te ajudar ainda mais a se manter saudável e ter uma vida com muito mais qualidade. Não se esqueça também da soma de boa alimentação, exercícios e ingestão de água. Essa é a fórmula para um bom envelhecimento.

Visite o seu médico regulamente!

3+
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *