fbpx
Especial Aposentado!

Especial Aposentado!

A vida não é fácil, é verdade. São muitas obrigações que no decorrer do caminho temos que administrar: estudo, trabalho, lazer, logo depois vêm as obrigações familiares e, junto com elas, as preocupações com o bem-estar dos filhos. Para que tudo isso dê certo, basta que coloquemos amor, uma boa dose de entusiasmo, somados a um planejamento e muita força de vontade em cumpri-los, que a vida se encarregará de recompensar com juros e correção monetária todo esforço.

E essa é a dica de quem trabalhou a vida inteira, e hoje, tem aproveitado a liberdade de ser a dona do seu próprio tempo. Assim são os dias de Simone Meredith Scheffer, que após 28 anos dedicados ao ensino, hoje aproveita a liberdade de fazer muitos projetos não realizados outrora, devido à rotina apertada das salas de aula.

A professora tem saboreado os frutos plantados no passado e regozija-se da atual fase da vida, “a vida está excelente, tenho liberdade para estabelecer meus compromissos, mais tempo para os meus familiares. Faço cursos, coloco em dia a literatura e os filmes, coisas que não eram possíveis antes”. E não é somente a administração do tempo que tem deixado o dia da Professora mais leve, a aposentadoria trouxe a ela a alegria em realizar as viagens que foram adiadas no decorrer do caminho e comemora: “tenho feito algumas viagens com finalidade cultural, o que sempre quis fazer e a agenda de aulas não permitia. Enfim, está tudo muito bom”, afirma.

Vida profissional de muito trabalho e realizações

Além de professora universitária, Simone é Engenheira Agrônoma, pós-graduada, mestre e doutora com ênfase em plantas forrageiras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Foram 28 anos dedicados ao magistério na Universidade de Passo Fundo, tempo em que ela colaborou ativamente com a formação profissional de inúmeros alunos. Professora de Botânica nos cursos de Ciências Biológicas e Agronomia e nas disciplinas com ênfase em Ecofisiologia de Plantas Forrageiras, Projeto de Pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Agronomia – neste – atuou também como coordenadora. Período que ela pôde auxiliar os alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Além de desenvolver pesquisas com espécies forrageiras e invasoras de pastagens, entre outros projetos.

“Fui bolsista produtividade CNPq e consultora ad hoc de instituições de fomento à pesquisa, de sorte que foi um período muito rico, tanto intelectualmente quanto no relacionamento com os alunos, pois sempre assumi como minha principal missão na instituição, a formação de recursos humanos, principalmente, ética. Me considero vitoriosa, pois meus ex-orientados estão muito bem colocados profissionalmente e são exemplos de profissionais e de pessoas”, orgulha-se.  

Pós-carreira ativo

Mas a aposentadoria não é feita apenas de viagens! E assim que se aposentou, Simone, em parceria com uma colega, iniciou um Projeto de consultoria acadêmico-científica (Ciência.doc). Ou seja, continuou fazendo as duas coisas que mais amava: estudando e auxiliando os alunos –  motivo de muita alegria para ela. “O principal motivo que me levou a continuar trabalhando foi o estudo: adoro estudar e aprender coisas novas. Faço o que mais gosto: estudar e auxiliar os nossos clientes na resolução de problemas de interpretação de resultados de pesquisa, prospecção de literatura, entre outras tarefas”, comenta.

Plano de Previdência Complementar: FUNDAMENTAL

Para ela, a Previdência Complementar é indispensável nos dias atuais. “Considero fundamental, ou mesmo, imprescindível, ter um plano de previdência complementar. Para mim está sendo excelente, pois meus ganhos seriam apenas do INSS se eu não tivesse aderido ao Plano de Benefícios da Fupf, desde meu ingresso na instituição. O benefício que recebo hoje me permite manter um padrão de vida similar ao que eu tinha antes de aposentar e isso é tranquilizador”.

Conselho para as gerações mais novas

“Sempre digo para os meus dois filhos: há que se pensar na aposentadoria desde “sempre”, pois é um investimento para o futuro, assegurando maior tranquilidade para a vida pós-final de carreira. Penso que para os jovens que estão iniciando sua vida profissional, principalmente aqueles que estão na iniciativa privada ou são autônomos, é mais importante ainda: os jovens não têm, em geral, a noção clara da finitude (da saúde, da vida, da vitalidade e do próprio trabalho). Por isso, quanto antes eles se derem conta da importância de se ter um plano dessa natureza, melhor, pois a reforma da previdência recentemente aprovada atingirá muito mais aos jovens”.

Agradecimentos

Ao ser questionada se valeu a pena economizar todos esses anos, ou até mesmo sacrificar um pouco o orçamento familiar para investir no seu plano de Previdência Complementar, Simone é categórica: “Sem dúvida alguma: só valeu! Tenho só a agradecer à UPF e à BB Previdência pela oportunidade de participar de um plano de aposentadoria complementar. Dificilmente eu teria feito um investimento na mesma envergadura que o plano Prev Fupf possibilitou, pois houve a contribuição da mantenedora e a administração e o aval da BB Previdência. Estou muito satisfeita. 

Parabenizamos Simone por sua trajetória pessoal e profissional e desejamos a ela, e a todos os nossos aposentados, um pós-carreira ainda mais feliz!

9+
Compartilhe

5 Comentários sobre “Especial Aposentado!

  1. Parabéns prô Simone, isso sim é pensar no futuro. Aproveitar a vida é a maior recompensa, principalmente quando a pessoa foi dedicada a profissão, honesta e competente sempre.
    Mais uma vez parabéns, sinto muito orgulho de ter sido seu aluno.
    Grande abraço

    0
    1. Olá, Ricardo!

      Realmente a trajetória profissional da Simone foi brilhante, e o melhor é que ela ainda continua ajudando aos mais jovens a trilhar o mesmo percurso.
      Desejamos a você, um caminho tão cheio de conquistas quanto foi o da Simone.

      Grande abraço!

      0
    1. Bom dia Isaías! Este é um evento anual em que homenageamos nossos aposentados. Vi aqui que o você é participante ativo, mas já registrei seu desejo em participar do evento futuramente!

      Um abraço e até breve! Conte sempre conosco.

      0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *