fbpx
Uma trajetória pautada na integridade

Uma trajetória pautada na integridade

Em funcionamento desde dezembro de 1994, a BB Previdência se orgulha de fazer parte da história de centenas de brasileiros, garantindo que poupar é a melhor escolha quando se pode confiar no gestor da sua poupança.

No início dos anos 90 o Banco do Brasil identificou a necessidade de oferecer um serviço a mais na sua carteira de produtos. Assim nasceu a BB Previdência, com apenas 1 plano e 9 funcionários e 70 participantes. Hoje somos 90 funcionários, todos dedicados e comprometidos com a vida de 128 mil participantes, ligados a 50 patrocinadores e 2 instituidores. No último mês, pagamos mais de R$ 16 milhões em benefícios. Ufa! Como crescemos!

E como garantir a conformidade dessa gestão que envolve tanto dinheiro de tantas pessoas diferentes? Lutamos diariamente para corresponder à confiança dos participantes, que leem e ouvem tantas notícias negativas de outros fundos de pensão envolvidos em fraudes e rombos bilionários.

Além da nossa estrutura estratégica e operacional, contamos com uma estrutura externa de fiscalização da gestão que é extremamente minuciosa e rigorosa. A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC ), xerife dos fundos de pensão, e o  Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) estão cada vez mais criteriosos com a regulamentação do setor. Em 3 de abril de 2018, por exemplo, o CNPC publicou uma resolução que diz, entre outras coisas, que as entidades fechadas são obrigadas a submeter as demonstrações contábeis à auditoria independente, processo que a BB Previdência já pratica há 14 anos. Confira o conteúdo da Resolução 27 aqui.

Além da Auditoria Independente (ou externa) e da fiscalização da Previc, nossa estrutura é composta por uma Gerência de Auditoria Interna (que não é obrigatória, mas é considerada uma boa prática), ligada diretamente ao Conselho Deliberativo, a quem presta conta mensalmente. A função dos auditores internos é possibilitar, por meio de informações colhidas nas áreas, que sejam adotadas medidas para evitar falhas que podem colocar em risco os negócios da Entidade, prejudicando o futuro dos participantes, além de detectar e mensurar possíveis problemas, oferecendo alternativas de solução.  “Nós analisamos os processos para saber se eles estão de acordo com a orientação de eficiência e efetividade estabelecidas pela BB Previdência”, explica Luiz Eduardo, gerente da auditoria interna. Segundo ele, “ser eficiente consiste em aproveitar ao máximo os recursos disponíveis, buscando fazer as coisas com o menor custo possível; ser efetivo é atingir os objetivos. Ou seja: fazer o que precisa ser feito ao menor custo possível”, afirma.

Luiz ainda lembra que no cenário atual das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), cada vez mais vem sendo necessária a adoção de medidas e técnicas de acompanhamento e controle que visam a minimizar as falhas e evitar problemas que coloquem em risco a imagem das entidades diante dos clientes e do mercado em geral. Essa nova postura corporativa das auditorias internas tem proporcionado a materialização e a aplicação de diversos mecanismos, objetivando não apenas detectar e mensurar possíveis problemas, como também oferecer alternativas de soluções.

Prezamos pela nossa reputação e a dos nossos funcionários e queremos que todos se orgulhem em trabalhar aqui. A integridade é hoje, mais do que nunca, um dos nossos valores fundamentais.

Acompanhe nossa gestão, conheça nossos processos e fique por dentro da evolução do seu plano. Acesse www.bbprevidencia.com.br

12+
Compartilhe

2 Comentários sobre “Uma trajetória pautada na integridade

  1. Com tantos escandalos nos fundos de pensão, eu e a minha família estamos seguros em ter investido na Bbprevidencia. OBRIGADO BB PREVIDENCIA

    2+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *