fbpx
5 benefícios do voluntariado para o desenvolvimento profissional

5 benefícios do voluntariado para o desenvolvimento profissional

Já ouviu aquela frase “Quem doa ganha mais do que quem recebe a doação”? Quem é voluntário sabe o poder transformador de se entregar para atividades sociais e reconhece o quanto pode ganhar. Os especialistas em gestão de pessoas também reconhecem os ganhos que ações de voluntariado podem trazer aos funcionários, tanto no amadurecimento quanto no desenvolvimento de alguns sentimentos e valores fundamentais para relações em grupo ou em equipe. Apresentaremos apenas 5 das muitas competências que podem ser desenvolvidas pelo trabalho voluntário e esperamos que elas possam te incentivar cada vez mais a procurar ações pensando no bem comum.

1 – Comprometimento:

Para ser voluntário, é necessário se comprometer com aqueles a quem se pretende ajudar. Isso demandará dedicação, tempo e esforço, pois outras pessoas dependerão de você. Nesse caso (como em tantos outros na vida), desistir no meio do caminho não é uma opção.

2 – Dedicação:

A dedicação é reflexo da confiança no resultado ação. O simples fato de acreditar gera uma motivação que tem como consequência a influência para que outras pessoas acreditem e se dediquem também. A capacidade de “contagiar” outras pessoas – para o bem – é uma característica positiva aos olhos dos gestores, principalmente em tempos em que as pessoas pensam mais em si mesmas do que em uma causa.

3 – Respeito às diferenças:

Respeito é uma premissa para o trabalho em equipe. Nas ações de voluntariado, quando você conhece pessoas diferentes de você (nos aspectos cultural, econômico, racial ou qualquer outro) e consegue desenvolver o respeito pela sua individualidade, é possível enriquecer espiritualmente. Ouvir, colocar o contraponto tentar chegar ao melhor termo para o grupo de trabalho, é um dos benefícios que o respeito nos traz.

4 – Trabalho em equipe:

Ações realizadas em grupo têm resultados ainda melhores, especialmente quando todos colaboram. Quando todos ajudam, a tendência é que os resultados apareçam de forma mais rápida e eficiente, e a dependência da ajuda do outro para que o trabalho de ambos fique melhor, ajuda a desenvolver a humildade e o reconhecimento.

5 – Inteligência emocional:

Em situações de crise, em que haja estresse, pressão ou incertezas, é preciso desenvolver flexibilidade e tentar ver oportunidades ao invés de só ver problemas. As pessoas mais flexíveis conseguem se adaptar melhor a qualquer mudança, enxergando alternativas e soluções para as mais diversas situações.

A BB Previdência tem no seu Planejamento Estratégico ações que incentivam a participação dos funcionários em Programas de voluntariado e tem orgulho em perceber como pequenas atitudes têm mudado o nosso ”pequeno mundo” e outros mundos ao nosso redor.

Compartilhe
13+

2 Comentários sobre “5 benefícios do voluntariado para o desenvolvimento profissional

  1. Juliana, que matéria deliciosa!
    Se cada um fizesse um “bucadinho”, o mundo seria muito diferente. Espero que você alcance muitos coraçõezinhos.
    Bom dia!

    1+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *