fbpx
5 dicas de livros para ler para as crianças

5 dicas de livros para ler para as crianças

Para essas férias, nada melhor que ler com a criançada e transportar-se para o mundo da magia infantil.

Adotar um hábito de leitura em família é uma ótima opção para estreitar os laços entre todos e fazer com que as crianças desde cedo tenham apreço pela leitura.

Com o incentivo à leitura, os pequenos poderão desenvolver a criatividade, a lógica, a cognição, e outros pontos importantes para o desenvolvimento. Você poderá também perceber uma melhora sensível no que diz respeito ao desempenho escolar e aumentar as chances de que seus filhos se tornem adultos amantes dos livros e do saber de forma mais ampla.

Segundo a editora Maria Amélia, em entrevista concedida ao Nexo Jornal, esse momento é extremamente importante para criar memórias em família. Isso porque, nessas horas, as atenções de todos, tanto jovens como adultos, estarão voltadas para o livro, o que nos dias de hoje tem se tornado cada vez mais raro. Por isso, para dar um descanso aos aparelhos eletrônicos e criar laços mais virtuosos em sua família, comece hoje mesmo as práticas de leitura em grupo, ensinando as crianças a priorizar e valorizar esses momentos.

Pensando em todas essas vantagens incríveis, organizamos 5 dicas de livros que podem ser lidos com as crianças. Não deixe de acompanhar!

1. Era Uma Vez Outra Vez (Edith Chacon e Pricilla Ballarin, Edições Barbatana)

Dentro de um box, cinco pequenos cadernos dobrados à moda concertina, feito sanfonas, trazem situações inusitadas — e bem engraçadas: vaca amarela dançando tarantela, gato siamês que mia em francês… As frases curtas (ótimas para bebês e leitores iniciantes) são as estrofes de um pequeno poema que pode ser lido aleatoriamente. A graça aqui é manipular os cadernos à vontade — eles têm o tamanho ideal para mãozinhas pequeninas.

2. Se Eu Abrir Essa Porta Agora (Alexandre Rampazo, Sesi – SP)

Que criança não gosta de um frio na barriga? Nesse livro, virar a página significa abrir uma porta para o desconhecido — atrás de cada uma delas, uma criatura imaginária (ou real, vai saber…). O suspense vai crescendo porta a porta, até ser derrubado por uma situação divertida, para então começar de novo. Com um projeto gráfico pouco usual no mercado editorial brasileiro, esse é um livro infinito: a leitura acaba de um lado e começa de outro, sem interrupções e sem ruído de paratextos e informações técnicas, já que estão todos na luva que faz as vezes de capa.

3. O Livro das Formas (Daniella Martini, Coticoá)

Se você está esperando um livro bobo com círculos e triângulos coloridos flutuando no meio de páginas, essa é uma boa oportunidade de rever conceitos. O livro idealizado por Daniella Martini é a publicação mais vanguardista do mercado brasileiro: formas geométricas recortadas sobre papéis coloridos, costurados à mão, num livro-objeto que usa toda a sua complexidade em favor da narrativa, permitindo uma leitura sensorial e imagética — sim, lemos palavras, mas também cores, gramatura de papel, ritmo… Um livro absolutamente “munariano” (designers entenderão!), que respeita a inteligência das crianças e favorece a imaginação.

4. Escondido (Maria José Ferrada e Rodrigo Marín Matamoros, OZé Editora)

Escondido convida o leitor a olhar mais além. Objetos simples, do cotidiano, como uma cafeteira ou uma lâmpada escondem surpresas que os olhos não captam no primeiro instante. O jogo entre texto e imagens nos leva pelo caminho da percepção, trazendo à tona metáforas poéticas que ora provocam risos, ora emocionam ou evocam memórias. Será que você sabe mesmo o que tem dentro da maçã? Um livro premiado, fora do óbvio, um pequeno tesouro que nos faz refletir sobre nossa pequenez.

5. Dragões, Maçãs e uma Pitada e Cafuné (Helena Gomes e Susana Ventura, com ilustrações de Alexandre Camanho, editora Biruta)

Nenhuma seleção de livros que se preze pode deixar de lado os contos de fadas! Porém, não espere encontrar aqui versões dos clássicos contos europeus de Perrault ou dos irmãos Grimm. As autoras coletaram contos da tradição chilena, russa, iugoslava, norueguesa, celta — nada óbvio, hein! Nessa coletânea, contos cheios de ação e aventura, trolls, poções mágicas, príncipes e princesas. Mas, também, dilemas reais e suas consequências. Os contos são curtos, e a linguagem da obra é clara e envolvente, certeira para agradar a toda a família. Gostou de nossas indicações de leitura? Continue acompanhando nossas próximas publicações!

Fonte: Pense Futuro

Compartilhe
13+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *