fbpx
5 formas de usar a sua aposentadoria

5 formas de usar a sua aposentadoria

Muita gente se pergunta se realmente vale a pena contratar um plano de previdência ou, pra quem já tem plano, continuar abrindo mão de parte do salário todos os meses

Ah… a tão falada aposentadoria. “Será que vou precisar disso? Afinal, já tem o INSS…”, você pode se perguntar. Já falamos sobre a aposentadoria oficial neste outro post e de como poderá ser difícil viver somente contando com ela. Listaremos a seguir 5 custos prováveis que você terá na velhice para usar o dinheiro poupado enquanto você é jovem.

  1. Pagar plano de saúde

Se você está empregado hoje pode não saber quanto custa um plano de saúde. A maioria das empresas oferece esse benefício aos seus empregados, que inevitavelmente torna-se mais caro com o passar dos anos. Na hora de se aposentar é que vem o susto: um custo mensal altíssimo do qual infelizmente não se pode abrir mão. Basta assistir a qualquer jornal para saber como anda a saúde pública no nosso País. Uma renda mensal complementar pode pagar todo esse custo com um plano de saúde (ou parte dele), dependendo do quanto você tiver guardado por mês.

  1. Viajar

A vida passa bem depressa e as vezes não sobra tempo – e dinheiro, pra realizar todas as viagens que temos vontade de fazer. Imagina não ter mais que bater ponto ou pedir permissão para o chefe para poder viajar? É só conferir os melhores preços de hotel e passagens, o clima local, programar e viajar! Já imaginou? Seria perfeito ter como pagar por isso sem depender de ninguém, não é? A renda mensal da aposentadoria complementar poderia viabilizar os seus passeios.

  1. Custear sua moradia

Depois de uma vida de luta, ter que morar de favor na casa de algum parente… já pensou que isso pode se tornar um pesadelo? Mesmo sendo aquela nora (ou genro) com quem você se dá tão bem, imagina ter que morar numa casa alheia, e quantos problemas podem surgir dessa relação de convivência. Mas se você não tiver opção, terá que aceitar a ajuda. Uma renda mensal digna te possibilita escolher onde e com quem quer morar.

  1. Reformar sua casa

Mesmo que você já tenha sua casa própria e saiba que não terá que pagar aluguel nem pedir ajuda dos parentes, a gente sabe que uma hora os armários da cozinha e do banheiro começam a ficar velhos. Ou o encanamento. Ou a fiação de luz. Seja por cupim, pela umidade ou pelo desgaste natural das coisas, sempre haverá necessidade de trocas e substituições para a manutenção da boa saúde e segurança dos moradores de uma casa. Uma aposentadoria complementar pode vir em boa hora.

  1. Investir em um sonho

Também existem aqueles que trabalharam anos e anos em um lugar tenso e esperam muito pela aposentadoria. Especialmente quem vive numa grande cidade e não aguenta mais o trânsito, o barulho e seja lá mais o que as grandes cidades possam trazer de incômodo. Se você faz sua poupança, tem inclusive a opção de largar tudo e se mudar para um novo ambiente, uma nova cidade, com um novo ofício. Montar um negócio, recomeçar aquele sonho que ficou por tantos anos adormecido. Com o seu próprio dinheiro, pode concretizar um projeto que dependa de investimento, sem ter que pedir nada pra ninguém.

Enfim! Não precisamos te ensinar a gastar seu próprio dinheiro, mas podemos prever alguns custos obrigatórios e outros possíveis (se você tiver como arcar com eles) e que com certeza farão sua velhice mais feliz.

Compartilhe
10+

2 Comentários sobre “5 formas de usar a sua aposentadoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *