fbpx
5 golpes financeiros contra a terceira idade. Previna-se!

5 golpes financeiros contra a terceira idade. Previna-se!

Pessoas da terceira idade são as preferidas dos estelionatários, criminosos que aplicam golpes financeiros. Conheça os mais comuns e saiba como se prevenir!

 

Todo cuidado é pouco! Você, com certeza, já ouviu isso em algum momento da sua vida. Saiba que na terceira idade essa frase faz ainda mais sentido.

Infelizmente, os golpes financeiros são uma realidade no Brasil, e contra as pessoas da terceira idade a situação pode ser ainda mais grave. Apesar dessa realidade, é possível se prevenir para não ser ludibriado.

  1. Compra equivocada

Esse golpe acontece quando a pessoa com mais de 60 anos recebe uma ligação, supostamente do banco, dizendo que uma compra incomum foi realizada no seu cartão de crédito.

Para resolver o problema, o suposto atendente pede que alguns dados sejam confirmados. Esse golpe pode ser usado tanto para pegar todas as informações pessoais do idoso e usá-las em outros golpes, como para pegar o número do cartão de crédito e o código de segurança dele para fazer compras pela internet.

A dica é nunca passar informações pelo telefone. Desligue o telefone e ligue você diretamente para o banco — os números podem ser encontrados no verso do cartão — para confirmar o que está ocorrendo.

  1. Processo judicial

Nesse, a pessoa da terceira idade recebe uma carta dizendo que tem alguma causa ganha com dinheiro para receber. Porém, para receber a indenização, é preciso pagar os honorários do advogado antecipadamente.

O segredo é não tomar decisões precipitadas e tirar um tempo para procurar saber se é a causa real. É possível consultar pelo site do Tribunal de Justiça responsável pela causa se ela existe realmente ou é uma fraude.

  1. Bilhete premiado

Nesse golpe, uma pessoa de aparência humilde aborda a vítima na rua solicitando ajuda para encontrar um endereço, pois ganhou na loteria e precisa retirar o prêmio. Esse golpe apela para a solidariedade da pessoa da terceira idade, que fica com pena do golpista e tenta ajudar.

O golpista então oferece parte do prêmio, cerca de 10% para receber ajuda. Mas, para acreditar que você é uma pessoa de confiança, ele pede para que a vítima saque algum dinheiro no caixa eletrônico.

É nessa hora que o criminoso supostamente passa mal, sai para comprar uma água e nunca mais volta. Por isso, nunca confie em desconhecidos para sacar dinheiro ou, mesmo, para ver seu extrato!

  1. Fraudes online para a terceira idade

Por confiar que pessoas da terceira idade não estão habituadas com a tecnologia, é comum ver criminosos tentando aplicar golpes banais pela internet, como enviar um e-mail dizendo que você ganhou algum prêmio.

Tenha sempre cuidado ao compartilhar informações na internet e veja se está inserindo os dados em um site seguro antes de fazer qualquer compra online!

  1. Ajuda no caixa eletrônico

Por mais que uma ajudinha seja sempre bem-vinda, é perigoso aceitá-la de estranhos quando o assunto é dinheiro.

Os golpistas, geralmente, oferecem ajuda à pessoa da terceira idade para lidar com o caixa eletrônico e é neste momento em que observam sua senha e tentam pegar os dados do seu cartão para cloná-lo.

Você conhece outro golpe contra as pessoas da terceira idade que não foi mencionado aqui? Deixe seu comentário e conte pra gente!

 

Fonte: Pense Futuro

Compartilhe
9+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *