fbpx
5 mudanças que os Millennials precisam fazer para a aposentadoria

5 mudanças que os Millennials precisam fazer para a aposentadoria

Preparar-se para a aposentadoria já é uma preocupação da Geração Y

Quando se é jovem, o assunto aposentadoria não é algo que deva ser pensado como uma prioridade, porque há muito tempo ainda pela frente. Certo? Errado. A Geração Y já vem se antecipando e construindo uma aposentadoria confortável agora. Segundo entrevista com Tim Lemke (8 Things Millennials Can do Right Now for an Early Retirement), no portal Wise Bread, é possível até se aposentar mais cedo, se adotar algumas atitudes hoje.

Aproveitamos as principais dicas elencadas por Tim para ajudar você a garantir uma boa aposentadoria:

  1. Como você gasta seu dinheiro

Primeiramente, o ideal é evitar gastar dinheiro com coisas que perderão o seu valor de mercado ao longo do tempo (casa, carro, etc.). Ao planejar a aposentadoria, é essencial focar em coisas que podem gerar renda para você, como investimentos e ações, por exemplo. Isso criará um alto patrimônio calculado sobre os seus ativos, ou seja, o seu dinheiro “trabalhará para você”. Dessa forma, o ideal é que você tenha uma boa reserva financeira para ajudar a construir uma aposentadoria tranquila, e isso requer escolher bem como vai gastar seu dinheiro.

  1. Procure ter uma segunda fonte de renda

É preciso ter uma renda estável para conseguir viver e acumular dinheiro. Organize-se com planejamento financeiro e veja se terá condições para iniciar. Caso perceba que faltou uma grana para investir, procure uma segunda fonte de renda. Pense em algo que una o útil ao agradável, seja como dar aulas particulares, fazer encomenda de doces, passear com cachorros, tocar em bares, etc. Aproveite a disposição e a liberdade para ganhar mais dinheiro de diferentes formas. Por fim, invista e veja como isso pode te ajudar a ter um futuro sossegado.

  1. Quite todas as suas dívidas

Essencial para ver seu dinheiro sobrar no fim do mês. Negocie toda e qualquer dívida antes de começar a economizar. Comece eliminando as dívidas menores, como parcelas de cartões, por exemplo, e depois pague as maiores (empréstimos, limites de cheque especial, etc.). Dessa forma, você terá uma provisão dos seus gastos e saberá quanto poderá despender por mês para aumentar a quantia do seu investimento.

  1. Mantenha em ordem o seu orçamento

Economizar é a palavra de ordem se você quer investir. Entenda que essa é a única maneira quando a sua renda não é muito alta. Por isso, é importante gastar menos, mesmo que pareça ser algo muito difícil no começo. O ideal é se planejar, fazendo uma planilha para controlar tudo o que você recebe e gasta. Acompanhe diariamente para onde o seu dinheiro vai, criando listas de gastos (prioritários e supérfluos). Assim, você verá que as suas economias aumentarão e estará mais perto de ter uma boa renda.

  1. Contrate seguros e planos de saúde

Para ter uma aposentadoria precoce, é fundamental não ter gastos com consultas médicas, remédios, bem como não ter de lidar com a perda de mobílias por incêndio ou por alagamentos. Portanto, repense sobre ter um plano de saúde. Mesmo que ache que é um gasto desnecessário, porque ainda é jovem e sadio ou porque é um excelente motorista e não precisa de seguro para o carro. Se você quer acumular riqueza e ter sua independência financeira, você precisa estar assistido para evitar que qualquer desastre afete o seu projeto para um bom futuro financeiro.

Fonte: Pense Futuro

Compartilhe
6+

3 Comentários sobre “5 mudanças que os Millennials precisam fazer para a aposentadoria

  1. Parece complicado, mas de cafezinho em cafezinho a gente pode gerar algum resultado que nos incentive a guardar um dinheirinho. Depois dá uma pena sacar aquela economia…
    Aí a gente acha outra “torneirinha” aberta, vai lá e fecha rapidinho. Por exemplo, academia paga e não frequentada, tv fechada e só assiste Netflix… Assim segue o fluxo!!!

    3+
  2. Pertinente e relevante essa matéria!
    As novas gerações não compreendem a importância de pensar no futuro hoje. É necessário investir em educação para conscientização, mesmo.

    0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *