fbpx
Aposentadoria Normal e Antecipada dos Planos CD

Aposentadoria Normal e Antecipada dos Planos CD

Existem várias formas de cálculo de aposentadoria previstas no regulamento dos Planos. Hoje falaremos da normal e da antecipada, previstas nos Planos de Contribuição Definida ou simplesmente CD.

Comecemos falando sobre “para que serve um plano de aposentadoria”. O Plano tem o objetivo de promover o bem-estar social dos participantes, assistidos e seus beneficiários, por meio da concessão de benefícios previdenciários. Tem duas fases distintas:

Fase 1: acumulação de recursos

Nesta fase, o Participante define o percentual da contribuição mensal que será destinado à formação do saldo total a ser utilizado para o cálculo e concessão do benefício de aposentadoria.

Fase 2: recebimento do benefício

Neste momento, o Participante se torna assistido (aposentado pelo Plano) e passa a receber o benefício sob a forma de renda mensal ou pagamento único, de acordo com as regras estabelecidas no Regulamento.

Nos planos CD, na Aposentadoria Normal e na Aposentadoria Antecipada, você tem direito a um valor mensal que será calculado sobre 100% (cem por cento) do saldo de Conta (Contribuição do Participante + Patrocinadora), na data do cálculo. Em qualquer das opções, sua renda será paga anualmente em 12 parcelas mensais e, a depender do seu regulamento, você poderá ter direito ao abono, o chamado 13º, em dezembro.

Qual a diferença entre a Aposentadoria Normal e a Aposentadoria Antecipada? Basicamente, a diferença está na idade mínima. Para a Normal, é necessário ter 60 anos de idade, ter cumprido carência de 10 anos de vinculação ao Plano e encerrado o vínculo com a patrocinadora. Para a Antecipada, é preciso ter 55 anos de idade, ter cumprido carência de 10 anos de vinculação ao Plano e encerrado o vínculo com a patrocinadora.

Essas escolhas são definitivas?

A escolha da modalidade de pagamento da renda é irreversível, por isso, avalie e não se precipite.

Outra informação relevante é o Regime de Tributação que você escolheu quando adquiriu o plano.

Seu benefício será tributado mensalmente no dia do pagamento. Se você optou pelo Regime Progressivo, analise qual o melhor valor para seu benefício levando em conta também a tabela do IR. Às vezes, R$ 100 a mais por mês significam passar de uma alíquota de 15% para 22,5%, por exemplo, o que aumenta o desconto sobre seu pagamento, reduzindo seu benefício mensal.

Desde que sua saúde continue em ordem e que seu trabalho te faça bem, assim como a companhia das pessoas no ambiente de trabalho, pode ser que seja mais vantajoso “esperar” um pouco mais e continuar acumulando recursos ao invés de pedir antecipadamente o benefício. Essa escolha ajudaria a sua poupança e a sua felicidade, além de lhe proporcionar um benefício maior.

Falamos aqui sobre regras gerais. Consulte sempre o regulamento do seu plano, que pode conter particularidades. Também é muito importante que seus familiares conheçam seus direitos no plano. Fale com eles a respeito, em especial com seus beneficiários.

 

Comece, revise sempre seu percentual de contribuição e transforme sua vida. 🙂

 

 

Compartilhe
6+

6 Comentários sobre “Aposentadoria Normal e Antecipada dos Planos CD

    1. Bom dia Sérgio! No seu Acesso restrito, no Portal da BB previdência, estão disponíveis todos os documentos pertinentes ao seu plano de benefícios, como Regulamento e Manual do participante. Se restarem dúvida, por favor, entre em contato conosco pela Consultoria Previdenciária, ligando 0800 601 4554 ou 3004-3444. Um abraço!

      0
  1. Ótimo este comunicado sobre funcionamento do plano, é importante periodicamente receber este tipo de mensagem explicando alguma coisa sobre previdência privada.

    0
    1. Que bom que gostou, Alexsander! Estamos sempre procurando falar dos temas mais relevantes para os nossos participantes. Volte sempre 🙂

      Abraço.

      0
    1. Oi Nayara! Passei sua solicitação à nossa Consultoria Previdenciária. Entraremos em contato com você para conversar, ok? Um abraço!

      0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *