fbpx
Caso a empresa faça a retirada do Patrocínio, o que fazer com a previdência?

Caso a empresa faça a retirada do Patrocínio, o que fazer com a previdência?

Você estava indo muito bem com o seu plano de previdência: contribuindo todos os meses e ainda contando com a paridade da sua empresa. Mas recebeu a notícia de que a empresa vai encerrar o plano. No caso da retirada de patrocínio, você sabe por quais caminhos poderá seguir com relação ao seu planejamento para o futuro?

Em uma situação de Retirada de Patrocínio ainda é possível preservar sua vida financeira futura. Você pode migrar seus recursos (que seria o equivalente a uma portabilidade) para algum outro plano de previdência ou pode receber o dinheiro aplicado até esse momento. Pode, inclusive, optar por receber uma parte e transferir outra para um outro plano de sua escolha. Conheça suas opções:

Para continuar com a sua poupança aqui na BB Previdência

BB Prev Futuro: transferindo seus recursos para o BBPrev Futuro (plano instituído, sem compromisso da participação da sua empresa), você permanece ativo no plano de previdência, contribuindo com o valor mensal que quiser. Uma das vantagens de manter seu recurso aqui é que agora você poderá estender os benefícios da previdência para os seus familiares. O processo é totalmente digital. Além disso, sua poupança será administrada por uma instituição sem fins lucrativos e com taxas menores. Quem opta por continuar no plano não paga imposto de renda, ao contrário do que ocorre com o resgate. Tire suas dúvidas com a nossa Consultoria Previdenciária 0800 601 4554 / 3004 3444

Para tirar seu dinheiro da BB Previdência

Transferência: outra opção é transferir os recursos acumulados para outro plano de previdência, que pode ser outro fundo de pensão ou aqueles oferecidos por bancos ou seguradoras. Nesse caso, também não haverá cobrança de imposto de renda. Para isso, será necessário contratar um plano e, na hora de fazer sua opção, informar os dados da entidade receptora. Tenha tudo em mãos para facilitar o processo.

Combinação Transferência e Resgate

Outra opção é transferir uma parte dos recursos acumulados para outro plano de previdência (que pode ser o BBPrev Futuro ou outro), e receber a outra parte em dinheiro. Assim você continua com a previdência complementar e também pode aproveitar para pagar eventuais contas que estejam atrasadas.

Para descontinuar seu plano para o futuro

Resgate: é o direito de resgatar seu dinheiro constituído no Plano de previdência que será encerrado. Haverá incidência de Imposto de Renda, de acordo com a tabela escolhida (progressiva ou regressiva) e o tempo de plano.

Caso você não opte por nenhuma das opções, seu dinheiro será depositado em juízo, e só poderá ser recebido por você ou por herdeiro legal (no caso de sua morte), mas dará um trabalho maior, pois provavelmente será necessário o auxílio de um advogado para acionar a Justiça.

*Atenção: esse é um texto informativo, NÃO SIGNIFICA que sua empresa esteja retirando o patrocínio.

Um participante bem informado dificilmente será pego de surpresa. Acompanhe o processo, os prazos e exerça seus direitos!

Compartilhe
17+

6 Comentários sobre “Caso a empresa faça a retirada do Patrocínio, o que fazer com a previdência?

  1. Ótimo artigo, bem claro! Uma dúvida, e no caso de aposentados haverá alguma mudança? Quais seriam as opções?
    Obrigado!

    2+
    1. Oi João, boa tarde! As opções são as mesmas para os aposentados. É possível transferir os recursos, receber todo o valor ou combinar transferência (de uma parte) e recebimento (da outra parte) do saldo.

      Obrigada pelo elogio e pelo comentário!

      Um abraço e tenha uma ótima semana.

      2+
  2. Olá, meu esposo recebeu uma carta da previc no qual diz que a mesma autorizou a retirada do patrocínio da empresa onde ele trabalha, e diz ainda que, o pagamento foi feito para os participantes e foram encerrados, porém meu meu esposo tinha apenas resíduo de direito. Não teria direito ele a valores acumulados a resgatar?

    0
    1. Bom dia Isete! Seu esposo precisa entrar em contato com a empresa que administrava o Plano dele para entender o que houve.

      Caso seja a BB Previdência, estamos disponíveis para esclarecer qualquer ponto acerca da retirada, de segunda a sexta, de 9h às 18h, por telefone (0800 601 4554 ou 3004-3444) ou por e-mail (bbprevidencia@bbprevidencia.com.br).

      Um abraço e tenha uma excelente semana!

      1+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *