fbpx
A importância dos avós na sociedade

A importância dos avós na sociedade

Há quem diga que é com a chegada dos primeiros netos que as pessoas descobrem o que é o amor verdadeiro. A mãe cheia de regras e limites, cede espaço para a avó que não poupa carinhos e mimos ao neto. O pai, antes tão severo, se torna o super avô, que apesar dos primeiros cabelos brancos, não hesita em rolar no chão, correr no parquinho e jogar bola com as crianças.

Provavelmente você conheceu – ou conhece alguém – que se transformou após o nascimento de um neto. Pessoas que não perdem a oportunidade de encher a boca e falar com os olhos brilhando dos avanços e das descobertas dos herdeiros dos filhos. Os avós são exemplos dessas pessoas: únicos, afetuosos e inesquecíveis na vida dos netos. É um vínculo que transcende a ligação de sangue, é a progressão de duas gerações: pais e filhos, passando a ser avós e pais.

Com a chegada do novo membro da família, muda-se o quadro. Se antes era maravilhoso ser mãe, agora a satisfação aumenta ao ser mãe de uma mãe, ou pai de um pai. É uma etapa a mais em nosso ciclo, onde todos aprendem, esquecem as diferenças e estreitam ainda mais os laços familiares. A compreensão e a gratidão tornam-se sentimentos muito presentes.

O contato entre avós e netos se torna mais forte devido ao amor incondicional entre as partes. Se antes existia a obrigação da responsabilidade em educar e impor limites, hoje essa relação está muito mais ligada ao emocional, pois os avós já cumpriram seu trabalho de criação, e agora, com os netos, tem um papel mais relaxado, baseado no cuidado e nesse legado emocional indispensável.

Porém há um outro lado, já que na maioria dos lares tanto os pais como as mães estão no mercado de trabalho e acabam contando com os avós nos cuidados com os netos. De acordo com estudos, essa participação tão ativa dos avós na criação das crianças, as tornam mais fortes psicologicamente. Sem contar que, quando há familiares com pais desempregados ou divorciados, o apoio emocional ou até mesmo o apoio financeiro recebido desses avós chegam de forma positiva às crianças.

Fica a dica: o melhor legado dos avós para os seus netos é a gratidão

Cuidar e mimar quem a gente ama é algo maravilhoso, mas é preciso saber dizer não, e sobretudo, é preciso respeitar os limites impostos pelos pais na educação dos seus filhos. E ter em mente que o maior legado que se pode deixar para as crianças é a gratidão e a valorização do que é realmente importante na vida. É preciso também conhecer a frustração e a superação das pequenas dores, para que quando as grandes dores chegarem, eles estejam preparados para encará-las. Fazer com que a criança compreenda os valores fundamentais ainda pequena, é uma das melhores formas de ajudá-la a amadurecer e tornar-se uma pessoa melhor para si e para o mundo.

 

Compartilhe
16+

10 Comentários sobre “A importância dos avós na sociedade

  1. É verdade. E quanto aprendizado há nesse convívio! Sem contar a sua contribuição para a sociedade, uma vez que o respeito e a paciência são valores praticados a todo o momento nessa relação.

    Parabéns pela matéria!

    2+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *