fbpx
Benefícios do café

Benefícios do café

Quem não adora um cafezinho pra começar bem o dia? Por aqui somos fãs! E ele tem tantos benefícios que decidimos listar alguns.

Quem ama café não abre mão de sentir aquele gosto único nas primeiras horas do dia. Há quem diga que é um vício. Mas é preciso estar atento à quantidade ingerida diariamente para não comprometer a saúde. É consenso entre os especialistas e pesquisadores de que a quantidade máxima recomendada é de 400 mg de cafeína, equivalentes a três ou quatro xícaras de café coado por dia. Consumindo essa quantidade é possível potencializar os efeitos benéficos do café. Conheça alguns deles:

1 – Evita o câncer

Segundo estudos, com a ingestão de pelo menos uma xícara de café por dia é possível evitar a incidência de diversos tipos de câncer, como o de mama e de próstata. Por ser rico em antioxidantes, ajuda a evitar a mutação celular que pode resultar em tumores.

2 – Rejuvenesce

Pelos mesmos componentes antioxidantes, o extrato do café verde é utilizado na produção de cremes antirrugas e outros produtos cosméticos. Esses componentes fazem dele um excelente agente com múltiplos benefícios para a pele, inclusive um bom antiinflamatório para peles com dermatites, sensíveis e irritadas. Além disso, pesquisadores encontraram ácidos linolênico, oléico e palmítico e ainda o ômega 6, poderoso aliado para rejuvenescer a pele.

3 – Faz bem ao coração

Ainda os antioxidantes, podem ajudar a prevenir doenças cardiovasculares (como infarto).  Existe também um efeito no aumento da pressão sanguínea que será mais evidente em consumidores sensíveis à cafeína, que fumam ou que já têm diagnóstico de pressão alta.

4 – Dá energia e emagrece!

A cafeína é a grande responsável por estimular e aumentar o desempenho em exercícios físicos. Além desse estímulo extra, os ácidos graxos liberados pela ingestão do café ajudam na queima de gordura.

5 – Alivia o estresse

O café e sua cafeína ajudam a melhorar o humor, aliviar o estresse e ainda garante melhora no tempo de reação, memória e raciocínio. Cientistas acreditam que a ingestão de cafeína bloqueia os receptores que causam o estresse e ainda podem te ajudar a desenvolver a inteligência, quando aliado aos estudos.

6 – Ajuda na digestão

Mesmo sendo um sucesso absoluto depois do almoço, poucos sabem que o café é recomendado para estimular a digestão. A bebida estimula os reflexos do trato gastrointestinal, facilitando assim a digestão. Quer dizer, além de espantar a preguiça ainda te ajuda a aliviar aquela sensação ruim quando comer uma comida mais pesada.

7 – Previne o diabetes tipo 2

Ficou comprovado que ácidos presentes no café ajudam na redução de glicose e insulina. Segundo estudo de Harvard, pessoas que aumentaram o consumo de café por dia num período de quatro anos tiveram um risco 11% menor de desenvolver o diabetes tipo 2. Para aqueles que diminuíram o consumo da bebida, a doença se desenvolveu 17% a mais.

8 – Combate a depressão

Segundo estudos, a incidência da depressão é menor entre adultos e crianças que tomam até quatro xícaras de café por dia (quando comparado às pessoas que não tomam café ou tomam uma menor quantidade).

9 – Inibe o alcoolismo e o uso de drogas

Por ajudar no combate da depressão, seu consumo pode inibir o alcoolismo, o uso de drogas e todos os efeitos devastadores dessas doenças. Os ácidos formados na torra adequada do café podem até ser mais importantes que a cafeína, para essa função.

10 – Melhora seu fígado e o deixa mais saudável

Pouca gente sabe disso, mas beber café preto realmente melhora a saúde do fígado. Pesquisas mostram que pessoas que bebem quatro ou mais xícaras de café por dia tem chance 80% menor de desenvolverem cirrose hepática.

 

Então, vamos tomar mais uma xicrinha e voltar ao trabalho? 😉

Compartilhe
13+

6 Comentários sobre “Benefícios do café

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *