fbpx
Brasileiros não poupam para a aposentadoria

Brasileiros não poupam para a aposentadoria

Pesquisa realizada pela ANBIMA mostra que boa parte da população espera contar apenas com a renda da previdência social na aposentadoria.

Não é novidade que o brasileiro tem vivido mais, inúmeras pesquisas comprovam o aumento na expectativa de vida da população do país. Porém as pessoas não estão se preparando para viver esses anos a mais com saúde, qualidade de vida e independência financeira.

Segundo levantamento feito pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais – ANBIMA, juntamente com o Datafolha, 47% dos entrevistados que ainda não se aposentaram esperam contar unicamente com os recursos da previdência social no pós-carreira, 28% pretendem continuar no mercado de trabalho, e 2% esperam contar com o apoio dos filhos ou da família.  

Dados bem preocupantes. Sabemos que a vida após os 60 anos requer mais cuidado, os gastos com saúde são bem mais elevados, sem contar que é nessa fase da vida que a pessoa tem a oportunidade para realizar muito dos seus sonhos que foram adiados ao longo da vida devido às responsabilidades com carreira, estudos e família. Coisas totalmente possíveis, quando há um planejamento financeiro para o futuro.

Se queremos viver mais, temos que nos preparar para isso. Traçar planos, poupar dinheiro na juventude, investir na Previdência Privada. Não dá pra contar apenas com os recursos da Aposentadoria Oficial, ainda mais quando se discute déficit da previdência pública e na eminência de uma reforma neste setor.

Fuja dos dados negativos!

Ainda de acordo com a pesquisa, apenas 21% dos brasileiros entrevistados dizem se planejar de uma ou mais formas para a velhice: 10% pretendem utilizar o dinheiro de aplicações financeiras, 6% vão contar com o retorno de um plano de previdência privada, 4% receberão aluguel de imóveis que possuem e 1% diz ter economias guardadas. Já 12% das pessoas declaram não ter a menor ideia de onde virá o sustento na aposentadoria.

Realidade é ainda pior!

Não se assuste, mas se os dados já eram preocupantes, a atual realidade é ainda pior! De acordo com o mesmo levantamento, a renda de 89% dos aposentados vem exclusivamente da previdência pública, 6% recebem benefício da previdência privada, 2% vem dos aluguéis que recebem e 1% de dinheiro aplicado em produtos financeiros. Outra parcela continua fazendo bicos (2%) ou dependendo da família (2%).

Não tem mais como adiar o planejamento financeiro e previdenciário, independente da idade que você tenha. Comece a poupar hoje mesmo e fuja desta estatística!

Fonte: ANBIMA

Compartilhe
9+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *