fbpx
Brasília completa 60 anos!

Brasília completa 60 anos!

Neste 21 de abril, Brasília comemora 60 anos de sua inauguração, mas, em razão do novo coronavírus, as festividades foram adiadas. Conheça um pouco da história da nossa capital.

Brasília é a casa da BB Previdência, local em que estamos instalados e onde cada um dos nossos funcionários construiu – e continua construindo – parte de sua história, e é claro, da nossa história como empresa também.

A cidade ficou conhecida como “meta síntese” do plano de governo do então candidato à Presidência da República Juscelino Kubitschek, mas não foi uma ideia originalmente concebida por ele. Desde o século anterior já se falava em mudança da sede do Governo para o interior, na tentativa de colocar os governantes numa posição geográfica mais estratégica e protegida de possíveis ataques vindos do mar, além do desejo de interiorização da população, que até então ocupava predominantemente as áreas litorâneas.

O projeto urbanístico de Lúcio Costa foi o vencedor (entre 26 projetos) de um concurso promovido em 1956, ano em que Oscar Niemeyer era presidente da Novacap. O concurso ficou conhecido como “Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil”. Lúcio Costa ficou responsável pelo projeto urbanístico e Oscar Niemeyer pelo projeto arquitetônico. Quando inaugurada em 21 de abril de 1960 na verdade ainda não estava completamente pronta, mas foi sendo terminada ao longo dos anos após sua inauguração.

Graças ao seu estilo urbanístico, o Plano Piloto foi tombado como Patrimônio Mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 7 de dezembro de 1987.

Aqui (Distrito Federal), local em que vivemos e onde está instalada a BB Previdência, estamos em cerca de 3 milhões de habitantes, segundo os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), população que é formada por uma grande mistura de culturas e estados e que, em sua maioria, tem um grande amor pela cidade.

O povo brasiliense dá algumas dicas de lugares para passear na Capital, confira! Opa, mas deixe os passeios para depois da quarentena, combinado?

Catedral

A Catedral Metropolitana de Brasília não é um passeio somente para os religiosos. Isso porque talvez seja a principal obra de Oscar Niemeyer em Brasília e é definitivamente uma verdadeira obra de arte! São 40 metros de altura, 16 arcos de concreto, cercados por um espelho d’água. E a Catedral é bonita por fora mas ainda mais impressionante por dentro. Os vitrais coloridos são uma atração à parte, pois refletem cores diferentes a depender da posição do sol.

Torre de TV

O Mirante da Torre de TV é o melhor lugar para observar a cidade em 360°. Os amantes da fotografia certamente conseguirão ótimos cliques lá de cima. O visual poderá proporcionar bons momentos curtindo importantes obras da cidade. A entrada é gratuita. Depois que descer, aproveite para conhecer a feirinha que tem em baixo do ponto turístico, com artesanato local e comidas típicas.

Lago Paranoá

O Lago Paranoá é um lago artificial concebido para proporcionar lazer aos moradores. No Lago,  é possível praticar esportes aquáticos, como stand up paddle e caiaque, andar de barco ou de pedalinho. A Ponta Sul costuma ser a área mais procurada pelos moradores locais, já que oferece espaço para caminhadas, bares e restaurantes, além de aluguel de equipamentos. Pense num lugar bonito para curtir o pôr do sol!

Museu Nacional

O Museu Nacional, outra obra de Niemeyer, é um dos grandes museus de Brasília e referência no Brasil inteiro. O monumento faz parte do Conjunto Cultural da República juntamente com a Biblioteca Nacional. Suas instalações modernas recebem exposições itinerantes e sempre diversificadas, como mostras fotográficas e exposições interativas de temas variados. Vale a pena ficar de olho na agenda.

Nós da BB Previdência temos orgulho da nossa cidade! Parabéns pelos seus 60 anos, Brasília!

Compartilhe
9+

2 Comentários sobre “Brasília completa 60 anos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *