fbpx
Desenvolvimento de responsabilidade financeira desde a infância

Desenvolvimento de responsabilidade financeira desde a infância

O desenvolvimento de uma criança é influenciado por diversos fatores ao seu redor e o comportamento dos pais, que são a referência natural, é o que mais contribui para a formação da personalidade. E você, o que tem ensinado aos seus filhos?

Com a facilidade de entretenimento digital, as crianças acabam sendo bombardeadas com estímulos que tem o potencial de transformar os desejos infantis em um consumismo desnecessário. O papel dos pais é orientar sobre o que é realmente importante e o que é supérfluo, mostrando o valor das coisas, o que vai muito além do preço.

Dê bons exemplos

Ensinar as crianças através dos bons exemplos e da reflexão é o primeiro passo para termos adultos financeiramente responsáveis e promissores. Para isso, em primeiro lugar você deve se perguntar como tem lidado com as suas finanças. Muitas vezes um filho chega para ensinar tanto quanto para aprender.

Ensine-o a poupar

Procure mostrar às crianças que o tempo é transformado em dinheiro, por isso, no momento de gastar devemos fazer boas escolhas, valorizando o que ganhamos com o nosso tempo. Ensine a guardar: abrir mão de algo hoje para poder alcançar o objetivo. Parte desse processo é saber dizer “não”. Não esqueça de citar que o planejamento e o esforço aliados ao trabalho são os caminhos mais curtos para o sucesso financeiro.

Diga a verdade sobre a situação financeira da família

O maior erro de muitas famílias é querer viver de aparências e sustentar uma condição financeira que não têm. Seja realista consigo e com seus filhos e gaste apenas dentro do orçamento. Da mesma forma, compartilhe as conquistas quando elas vierem e mostre que o patrimônio é formado pelo o que você guarda, não pelo o que ganha.

Estimule seu filho a sonhar grande

Quem sonha grande e tem um propósito tem mais chances de viver uma jornada produtiva e feliz, mas isso não acontece do dia para a noite. Ensine-o a traçar pequenas metas e ir aumentando de pouco a pouco o tamanho dos sonhos. A cada pequeno sucesso, um sonho maior. Isso o ajudará a conhecer aos poucos o fracasso e o sucesso, e assim, cada vez será mais fácil recomeçar.

A possibilidade de realizar os sonhos deve ser demonstrada para o seu filho como a grande motivação para organizar o gasto do dinheiro e utilizar aquilo que ganha para comprar o que realmente se quer.

Inteligência financeira para a vida toda!

Enfim, educar financeiramente os filhos é fundamental para que eles tenham uma vida equilibrada, uma jornada próspera e aprendam a cuidar com sabedoria das suas finanças. Dessa forma, estarão preparados para fazer boas escolhas de consumo. Tão importante quanto educá-los para ter um bom emprego é ensiná-los a administrar o que vão ganhar.

Faça do aprendizado um hábito e uma oportunidade de evoluir também, e continue contando com a BB Previdência para administrar os sonhos da sua família.

Compartilhe
16+

2 Comentários sobre “Desenvolvimento de responsabilidade financeira desde a infância

  1. Juliana,

    Realmente precisamos ensinar nossos pequenos a “poupar”, no mundo de hoje onde reina o consumismo, como difícil é essa tarefa!!!

    3+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *