fbpx
Dez anos para a aposentadoria, e agora?

Dez anos para a aposentadoria, e agora?

Confira abaixo as nossas dicas para não ser pego de surpresa na hora da aposentadoria.

Os especialistas são unânimes: a aposentadoria deve ser planejada desde os primeiros anos da vida laboral, quanto mais cedo você se prepara para ela, melhores serão os resultados nesta fase da vida.

Porém, os últimos 10 anos merecem uma atenção especial, é hora de fazer um balanço da sua atual situação financeira e se organizar para um pós-carreira com qualidade de vida e muita tranquilidade.

Organize suas finanças

Some tudo o que você tem de dinheiro poupado, desde investimentos fixos, previdência privada, imóveis, a saldo na conta corrente. Após saber qual seu montante acumulado, chegou a hora de saber quanto você deve. Calcule todas as suas dívidas: cartão de crédito, financiamentos de imóveis ou carro, empréstimos etc, e subtraía. Ao final dessa conta, você saberá o quanto realmente tem disponível para a aposentadoria e o quanto ainda precisa economizar nos próximos 10 anos.

Trace metas

Depois de descobrir qual a sua real situação, planeje-se para os próximos anos. Faça algumas simulações do quanto terá de despesas quando for aposentado. Seja minucioso. Além das despesas essenciais, é importante prever margem para os sonhos nesse planejamento. Viagens, cursos, novos desafios. Tudo isso tem um preço e deve ser provisionado.

Evite dívidas

Não é recomendável chegar na aposentadoria com dívidas, isso pode atrapalhar todo o planejamento. Ou seja: chegou a hora de colocar a casa em ordem e se esforçar para quitar o máximo de dívidas que conseguir, desde as menores até os grandes financiamentos. Sabemos que isso nem sempre é possível, mas tente diminuir ao máximo, revendo financiamento, negociando com os credores e até mesmo, revendo custos fixos para aumentar os recursos para sanar essas despesas.

Invista em saúde

Infelizmente é preciso levar em consideração que com o passar do tempo, nossas prioridades e até mesmo nossa disposição mudam.

Cuide-se hoje, faça anualmente um check-up, mantenha uma rotina de exercícios. Cuidados como esses e pensar em sua saúde financeira são estratégias certas para um futuro tranquilo e com qualidade de vida.

Ter uma reserva para gastos médicos que lhe garanta um bom amparo, caso necessite, é estratégico para usufruir da aposentadoria. Lembrando que os gastos com a saúde são maiores com o avançar da idade.

Um bom planejamento tende a garantir segurança, liberdade e tranquilidade. Você merece isso. Comece agora mesmo e usufrua no futuro.

5+
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *