fbpx
Doar sangue é doar vida

Doar sangue é doar vida

Seja um doador! Ajude a abastecer os bancos de sangue, que chegam a perder cerca de 30% dos doadores no período de inverno

Durante todo o ano, milhares de pessoas precisam da doação de sangue nos hospitais, seja em função de condições genéticas, como coagulopatias hereditárias ou doenças falciformes, seja por que foram vítimas de algum tipo de acidente ou intervenção cirúrgica. Independente do motivo, a doação pode salvar muitas vidas.

Mas por que devo doar sangue?

A doação de sangue é um ato altruísta e totalmente voluntário. O sangue é insubstituível e sem ele não é possível viver. Por isso, o Ministério da Saúde reforça a importância de os brasileiros adotarem a cultura solidária da doação regular e espontânea de sangue. O objetivo é manter os estoques sempre abastecidos e não apenas em datas específicas ou quando algum conhecido precisar. Uma única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas e beneficiar qualquer paciente, independentemente de parentesco entre o doador e quem receberá a doação.

Quem pode doar?

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, estar bem alimentado, ter entre 18 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato. É importante evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e não consumir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação. Caso o candidato esteja com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. A frequência máxima é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Agora que você já sabe a importância deste ato, basta se encher do espírito de solidariedade e procurar um local para fazer a doação, independentemente da campanha, mas principalmente neste período.

Procure aqui o Hemocentro mais perto da sua casa

Compartilhe
10+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *