fbpx
Estou perto de me aposentar e não me organizei financeiramente. E agora?

Estou perto de me aposentar e não me organizei financeiramente. E agora?

Pesquisa revelou que maior parte das pessoas busca ajuda financeira profissional apenas quando a aposentadoria se aproxima

Nos últimos anos, assuntos como investimentos e planejamento financeiro têm se tornado mais frequentes nas rodas de conversa. Apesar de se falar mais sobre educação financeira, o tema ainda é uma realidade distante para várias pessoas. Em muitos casos a necessidade de organizar as finanças só é percebida poucos anos antes da aposentadoria.

Foi o que mostrou o Estudo de Investidores Globais 2020 produzido pela Schroders, multinacional britânica de gerenciamento de ativos. No levantamento feito com 23 mil pessoas de diversos países, 34% dos entrevistados revelaram que tendem a buscar aconselhamento profissional sobre investimento financeiro apenas perto da aposentadoria. 

O planejamento da aposentadoria e a gestão correta dos recursos que serão utilizados nessa fase de vida devem ser percebidos como um plano de longo prazo e devem ser levados em consideração desde cedo. Assim como é preciso cuidar da saúde física, também é necessário dar atenção à saúde financeira, de preferência por profissionais.

O coordenador de investimentos da BB Previdência, Kliver Godoy, lembrou que a acumulação de recursos e a busca pelo conhecimento financeiro é mais fácil ao iniciar a vida adulta do que próximo à aposentadoria. “Quanto antes as pessoas começarem a entender a importância de gerir bem seus recursos e ter uma cultura previdenciária de poupar parte deles para utilização posterior, elas poderão economizar de forma mais tranquila e será mais fácil alcançar seus objetivos”, afirmou.

Ou seja, o cuidado com o dinheiro vai além do planejamento a curto prazo. A vida que acontece no presente merece ser vivida da melhor forma possível, mas isso não quer dizer que não é possível pensar nas experiências futuras. Aliás, estas dependem da consciência financeira voltada para investimentos.

O plano de previdência complementar é uma opção de investimento para quem se preocupa com o futuro. Além de manter o equilíbrio financeiro na aposentadoria e permitir a realização de sonhos também traz vários outros benefícios. A melhor maneira de assegurar qualidade de vida no futuro é investir nele no presente.

1+
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *