fbpx
Futuro: um compromisso inadiável!

Futuro: um compromisso inadiável!

Se você tem em torno de trinta anos (e se tudo der certo!), provavelmente vai viver até os 80 ou mais, bem mais. Pelo menos a maioria de nós vai. E queremos ter uma velhice tranquila longe de hospitais e, se possível, dos remédios. Qual é a probabilidade de alguém envelhecer com saúde? Saiba que cada vez mais idosos levam uma vida plena, com segurança financeira e saúde física, mental e emocional. As pessoas têm se cuidado mais, identificado precocemente os sinais de doença e a ciência está trazendo cada vez mais soluções em medicina e estética. Mas é necessário lembrar que o tempo não para. Cada segundo que passa leva um segundo seu e alguns cuidados devem ser tomados hoje para prevenir aborrecimentos amanhã.

  1. Beba água: melhora a digestão, reduz o inchaço, evita infecções e aumenta a absorção de nutrientes pelo organismo, que passa a funcionar corretamente, elevando as chances de uma velhice saudável.
  1. Acalme os nervos: ficar constantemente irritado não estraga somente seu humor, o estresse crônico interfere nos seus níveis de hormônio e acelera o envelhecimento.
  1. Controle o peso: quando você está de olho na balança acaba controlando melhor sua alimentação. Com isso você ganha duas vezes: tanto na redução de peso quanto na melhora da sua saúde geral.
  1. Se exercite regularmente: fazer exercícios acalma mente e corpo! Se as academias às vezes cobram caro e você está apertado de grana, mesmo assim não há desculpa: caminhe, corra, se alongue em casa com a ajuda de vídeos disponíveis gratuitamente na internet. Só vai!
  1. Cultive amizades: a solidão pode encurtar sua vida. Fique por perto de quem você gosta e quem gosta de você. E cuidado para não substituir os encontros com os amigos pelos grupos de Whatsapp.
  1. Trace metas e se esforce para alcançá-las: defina um objetivo e quebre metas para atingi-lo. Comece por coisas fáceis e em breve você estará fazendo o extraordinário. Basta dar o primeiro passo.
  1. Tenha um hobbie: está aí uma coisa muito importante para a felicidade. Além de te tirar da zona de conforto, os passatempos também servem para desenvolver novas habilidades, conhecer coisas e pessoas novas e também para melhorar a saúde.
  1. Tenha um animal: essa é uma das melhores formas de se doar; dar e receber amor incondicional. Independente da sua condição financeira ou do seu humor, a presença de um animal tem a capacidade de encher o ambiente com uma energia incrível de amor.
  1. Durma! Se possível de sete a oito horas por noite. A privação do sono pode comprometer a concentração e o raciocínio, gerar ganho de peso e até o envelhecimento precoce. Respeite a necessidade de descanso mental e físico do seu corpo. Assim, na hora de dormir, evite atividades e situações que possam interferir no sono. Lembre-se: quem dorme menos do que o necessário fica propenso a infecções, obesidade, hipertensão, diabetes, além de baixa qualidade e expectativa de vida.
  1. Tome sol: bastam 15 minutos diários de exposição ao sol, entre 10h e as 15h. Os raios solares vão ajudar no metabolismo da vitamina D, que por sua vez facilita a absorção de cálcio e fósforo pelos ossos, contribui para a passagem do sangue pelas pernas e pelos pés; reduz os riscos da doença arterial periférica, capaz de levar ao infarto e ao derrame. Além disso, a vitamina D também ajuda a afastar o risco de tumores de próstata, mama e intestino.

Cuide-se! E não se esqueça de se planejar financeiramente pra curtir os longos anos de vida com um dinheirinho no bolso.

Compartilhe
10+

5 Comentários sobre “Futuro: um compromisso inadiável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *