fbpx
Imposto de Renda 2020

Imposto de Renda 2020

Neste ano, duas mudanças merecem atenção especial na declaração de IR. Leia o texto abaixo e saiba quais são!

Uma das mudanças mais relevantes na declaração de Imposto de Renda 2020, ano base 2019, é a não dedutibilidade da contribuição patronal previdenciária do Empregado Doméstico. Ou seja, até a declaração do ano passado era concedido um incentivo fiscal de até R$ 1.251,00 ao contribuinte que tinha um trabalhador doméstico regularizado. A partir desta declaração, isso não será mais possível.

A segunda mudança é a obrigatoriedade de incluir as informações complementares sobre os bens: veículos e imóveis (independente do valor), joias ou quadros com valores acima de R$ 5 mil. Ganhos isentos de IR, como FGTS (caso tenha sido resgatado, no ano anterior), recebimento de herança e rendimentos provenientes de ações judiciais, também deverão ser informados à Receita.

Na BB Previdência também tivemos mudanças!

O novo processo de geração dos Informes de rendimentos e contribuições garante mais segurança das informações financeiras do participante, com validação em duas etapas. O participante continuará buscando seu informe no portal da BB Previdência, a exemplo do que foi feito no último ano, mas agora com muito mais segurança.

Primeira etapa: o participante poderá acessar o documento no site da BB Previdência, confirmando alguns dados pessoais e resolvendo uma conta matemática simples. Ao confirmar a solicitação, será enviado um código PIN via SMS e e-mail, isto é, um número gerado aleatoriamente no momento do envio do SMS e necessário para validação de acesso, aumentando a segurança na identificação do solicitante. Essa inserção do código PIN é parte da segunda etapa de validação de segurança.

Por essa e outras razões é tão importante manter seu cadastro atualizado na BB Previdência. Quem não tiver seus dados atualizados não conseguirá acessar o código PIN enviado, e assim, não conseguirá acessar o Informe para a declaração anual de 2019.

Declaração de Investimentos – VGBL

Os investimentos deverão ser declarados conforme as informações contidas no informe de rendimentos fornecidos pela Instituição Financeira que gerencia suas aplicações. Até mesmo os investimentos isentos de IR, como a Poupança e as Letras de Crédito Imobiliário (LCI), terão que constar no documento. Da mesma forma, o Plano de Previdência do tipo VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) deve ser declarado como “Bens e Direitos”.

Declaração de Plano de Previdência Fechada e PGBL

As contribuições realizadas para o seu Plano de Previdência Fechada e para previdência aberta do tipo PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) são dedutíveis da base de cálculo do imposto de renda 2019, até o limite de 12%, do total da sua renda bruta tributável no ano – condição válida apenas para quem faz a declaração pelo modelo completo. Informe em “Pagamentos Efetuados”.

Mais informações sobre a declaração de Previdência Privada, você encontra aqui.

Planeje-se!

Tenha próximo a você a declaração de IR do ano anterior e análise todos os rendimentos. Dessa forma, você saberá se os documentos necessários estão em ordem.

Boa sorte!

Compartilhe
15+

21 Comentários sobre “Imposto de Renda 2020

  1. Srs.
    Solicito que me seja enviado o documento hábil para a declaração do IR/2019.
    CPF 024.715.237-49, plano aberto pela Mutua dos profissionais do CREA.

    0
    1. Boa tarde! Não encontrei seu cadastro aqui com a BB Previdência. Quer me informar se CPF para ver se consigo refinar a busca?

      Se por acaso seu plano tiver sido contratado em uma agência bancária, seu plano provavelmente é BRASILPREV.

      Um abraço e qualquer coisa me chame. Se cuida.

      0
  2. Solicito o envio do informe para declaração do IR do CPF 419.233.167-53 (Plano VGBL).
    A cliente tem 83 anos, não utiliza a internet e não possui e-mail.
    É possível enviar o arquivo PDF para o email desse contato ou para o celular dela?

    0
    1. Boa tarde Rosângela.

      A BB Previdência não administra Planos VGBL. É possível que ela tenha um Plano BRASILPREV, que é outra empresa. O telefone de lá é 0800 729 7170. Sinto muito em não poder ajudar.

      Um abraço.

      1+
  3. Boa tarde,
    Não consigo acessar o silte. O canal informado para ligação telefônica não responde. Desrespeito com o cliente. Parece que é favor me atenderem.
    Marcelo Ghiaroni

    0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *