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INSS Digital: uma nova forma de relacionamento

INSS Digital: uma nova forma de relacionamento

O INSS criou um novo fluxo de atendimento que revolucionou a forma de atendimento ao cidadão.

As instituições, de uma forma geral, vêm buscando a excelência no atendimento ao seu público. Aqui na BB Previdência, estamos transformando nossos processos manuais em processos digitais, com vistas à sustentabilidade, agilidade e segurança. Na mesma linha, o INSS também quer trazer o segurado para o mundo digital, mais seguro, rápido, sustentável e, com isso, também melhorar a qualidade de vida dos seus funcionários. O INSS Digital é um projeto que consiste em um novo fluxo de atendimento que promete revolucionar a atual forma de atender, combinando aspectos presenciais e remotos (online).

Meu INSS – envio online

No conjunto de ações pensadas dentro do INSS Digital está a mudança na forma de contato entre o Instituto e o cidadão. O Meu INSS (meu.inss.gov.br) é uma central de serviços do cidadão acessível com a senha validada diretamente pela Internet, a partir de onde é possível emitir extratos e realizar consultas.

Por meio do Meu INSS já é possível o envio online dos documentos necessários para o reconhecimento do seu direito. Ao fazer o agendamento, o cidadão é avisado sobre a possibilidade do envio de documentos diretamente pela Internet.

Esta forma de interação com o usuário ainda está sendo avaliada e foi pensada para familiarizar o segurado com o cerne principal do INSS Digital: conceder o direito do cidadão sem que ele tenha que ir a uma agência. No site Meu INSS estão descritos os procedimentos de como devem ser enviados os documentos. Os originais dos documentos digitalizados devem ser apresentados no dia do atendimento agendado.

Como cadastrar?

Para fazer o cadastro no Meu INSS, é preciso CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe para gerar um código de acesso provisório. Depois, o segurado deve fazer o login com a senha provisória.

Logo em seguida, aparecerá mensagem para que o cidadão crie sua própria senha, que deve ser alfanumérica, por exemplo: Seguranca1.

Observação: A senha inicial para acessar o Meu INSS também pode ser conseguida diretamente pelo serviço de internet banking de algumas instituições bancárias: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Itaú, Mercantil do Brasil, Sicredi, e, em breve, outros.

Se tiver dúvidas ou dificuldade no acesso, o cidadão pode ligar para a Central 135 ou se dirigir a uma agência, sem necessidade de agendamento. Brasileiros no exterior também conseguem acessar o Meu INSS.

Agência Digital

Na Agência Digital do INSS, os requerimentos dos segurados são trabalhados totalmente em meio eletrônico. Os documentos são digitalizados e todo o processamento dos benefícios é feito sem a geração de papeis ou processos físicos.

Fonte: https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss/, com alterações.

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