fbpx
Inteligência emocional: por que se preocupar com isso?

Inteligência emocional: por que se preocupar com isso?

A habilidade em lidar com as emoções é um fator determinante nas relações de trabalho, familiares e até na sua vida financeira

Os grandes líderes geralmente têm algo em comum: a capacidade de entender seus sentimentos e os sentimentos alheios. Isso, aliado à outras habilidades que podem ser naturais ou desenvolvidas, são fatores de grande valor a serem reconhecidos e trabalhados para quem quer alcançar o sucesso.

E essa capacidade de reconhecer emoções e lidar da melhor forma com elas é hoje conhecida por “inteligência emocional”. Tão importante quanto, é preciso descobrir quais são as habilidades que você possui e saber como usá-las. Mas não se preocupe, caso você não seja uma pessoa “talentosa por natureza”, ainda tem uma grande chance: descobrir as habilidades necessárias para alcançar os seus objetivos e desenvolve-las.

Portanto, hoje já se sabe que o Quociente de Inteligência (QI) não está necessariamente relacionado com o sucesso e a felicidade. Não adianta ter um intelecto brilhante se você não puder trabalhar em condições adversas ou ser motivado até chegar ao melhor de você. O estudo “inteligência para o sucesso”, do psicólogo Robert Sternberg, deixa claro que a inteligência é mais do que apenas a facilidade de aprendizado. É aí que a inteligência emocional entra: complementando as qualidades pessoais, para não dizer que as vezes até substituindo algumas delas.

Então, não “ser” alguma coisa não significa que você não possa se tornar. Aonde eu quero chegar? Aqui nesse texto especialmente quero te dizer que se você não nasceu em berço de ouro e quer ter dinheiro pra viver tranquilo algum dia, sem se preocupar de verdade, você precisa desenvolver a habilidade de poupar, independente do quanto você ganha hoje. Separe um percentual e vá aumentando, na medida do possível. Trace uma meta e prepare o caminho até ela.

Sempre é tempo de começar! Desenvolva habilidades, use a inteligência que tiver, estude, se dedique e o mais importante: não desista e colha o fruto de se tornar o líder da sua vida.

Compartilhe
23+

2 Comentários sobre “Inteligência emocional: por que se preocupar com isso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *