fbpx
Março positivo, mas ainda instável no mercado financeiro

Março positivo, mas ainda instável no mercado financeiro

O mês de março foi marcado por oscilações no mercado financeiro. No segmento de renda fixa, as rentabilidades foram positivas. Já os ativos de renda variável obtiveram rentabilidade negativa, fechando o mês em 0,18% (medido pelo Ibovespa)

Um dos principais fatores que tem influenciado os resultados do cenário interno é a reforma da previdência. Segundo os especialistas, a incerteza quanto à aprovação da PEC no prazo previsto inicialmente, além da quantidade de alterações que a proposta poderá sofrer, provocaram oscilação principalmente nos ativos em bolsa, representados pelo Ibovespa.

Esses resultados interferiram diretamente na rentabilidade dos planos administrados pela BB Previdência, que tem a maioria de seus recursos alocados em renda fixa e, embora essas rentabilidades tenham sido positivas, não foi o bastante para agregar resultado superior às respectivas metas de referência da maioria dos nossos Planos.

Com relação aos mercados globais, que também tem forte influência no resultado interno, foram observados resultados positivos nas principais bolsas, motivados pela manutenção das perspectivas positivas para as negociações comerciais entre China e EUA, assim como a postura flexível dos principais bancos centrais. Por outro lado, o enfraquecimento adicional da atividade industrial na Europa, em especial na Alemanha, levantou temores da intensa desaceleração econômica da região, fato que trouxe maior volatilidade aos ativos no final do mês, juntamente ao impasse quanto ao Brexit. Destaca-se que os Planos geridos pela BB Previdência, possuem majoritariamente alocação em títulos públicos federais (NTN-Bs) atrelados à inflação. Esses títulos apresentaram resultados positivos, sendo que as NTN-Bs de curto prazo, medidas pelo índice IMA-B 5, atingiram 0,78% de retorno no mês, enquanto as NTN-Bs de longo prazo, medidas pelo índice IMA-B 5+, apresentaram retorno de 0,43%.

Compartilhe
7+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *