fbpx
Mercado Financeiro com alta volatilidade

Mercado Financeiro com alta volatilidade

A carteira consolidada de investimentos da BB Previdência possui um nível de risco moderado e, no fechamento de agosto de 2019, cerca de 82% do portfólio estava alocado em ativos de Renda Fixa, em especial nos Títulos Públicos Federais, que são ativos financeiros de baixo risco de crédito.

A rentabilidade consolidada alcançou 10,75% até agosto de 2019, com uma contribuição positiva de 0,35 no mês. Este retorno anual supera todos os índices de referência e metas atuariais dos planos de benefícios administrados pela BB Previdência.

O resultado de agosto foi impactado pela alta na volatilidade do mercado financeiro, influenciado principalmente, por uma série de fragilidades, tanto no ambiente global, quanto no ambiente interno brasileiro.

No ambiente global, a atividade econômica apresentou números frágeis e em desequilíbrio, os quais foram agravados pela dúvida sobre a capacidade dos Bancos Centrais em estabelecer o afrouxamento de políticas monetárias. Ademais, o risco geopolítico aumentou com o BREXIT e a intensificação das tensões comerciais entre EUA e China. Na Argentina, o cenário eleitoral se mostrou favorável ao candidato preterido pelo mercado financeiro, fato que gerou nervosismo e alta oscilação no mercado financeiro argentino.

No ambiente interno, a atividade econômica manteve-se limitada, dado o elevado nível da incerteza político-econômica, alta ociosidade, baixa confiança e desaceleração global. Entretanto, importantes fundamentos seguem melhorando, com destaque para o avanço das condições financeiras e do mercado de crédito. Nesse sentido, é esperada uma melhora da safra de dados de atividade e progresso do PIB, mas ainda só para o final do ano, favorecidos também pelas medidas de estímulo recentemente anunciadas (FGTS).

Reitera-se que oscilações no curto prazo, como as acontecidas no mês de agosto são esperadas e estão amparadas pela Política de Investimentos da BB Previdência, cujo foco é o investimento de longo prazo.

Compartilhe
8+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *