fbpx
Novidades na Declaração do IR em 2019

Novidades na Declaração do IR em 2019

Em 2019, as mudanças que começaram em 2018 como facultativas, agora serão obrigatórias. É o caso da necessidade do CPF para dependentes de qualquer idade. Até o ano passado, somente os maiores de doze anos precisavam do documento.

A Receita Federal está querendo conhecer melhor seu contribuinte. Em 2018, novas funcionalidades apareceram no sistema da Receita mas ainda eram de preenchimento facultativo. Para 2019, agora essas informações serão obrigatórias e ainda tem outras novidades. Saiba quais são elas:

I – Os campos complementares de informação serão de preenchimento obrigatório. Por exemplo, para cada tipo de bem, um campo adicional será incluído. No caso de imóveis, o contribuinte deverá informar a data de aquisição, área do imóvel, registro de inscrição em órgão público e no cartório; para veículos, será preciso informar o Registro Nacional de Veículo (Renavam); também será pedido o CNPJ da instituição financeira onde o contribuinte tem conta-corrente e aplicações financeiras.

II – Declaração de CPF de dependente de qualquer idade. Antes, era preciso informar o número do Cadastro Nacional de Pessoas Físicas – CPF apenas para os maiores de 12 anos. Agora até os recém-nascidos devem ter o registro.

III – Informar sobre a alíquota efetiva utilizada no cálculo da apuração do imposto. A partir de 2019 a alíquota deve constar ao lado dos valores de impostos a pagar ou restituição a receber.

IV – Possibilidade de impressão do DARF para pagamento de todas as cotas do imposto, inclusive as atrasadas.

O Programa Gerador de Declaração (PGD) da Receita Federal está disponível desde ontem – 25 de fevereiro – no site da Receita (https://receita.economia.gov.br/) ou no aplicativo Meu Imposto de Renda (para tablets e smartphones) para que o contribuinte possa começar a incluir os dados, mesmo que de forma extraoficial.

Lembramos que a BB Previdência disponibilizará no site, a partir de 28 de fevereiro, os Informes de Rendimentos para os aposentados e os Informes de Contribuição para aqueles que realizaram contribuições esporádicas ou adicionais em 2018. Os participantes ativos devem procurar seu Informe de Rendimentos na patrocinadora. A sua declaração deve ser enviada à Receita Federal de 7 de março a 30 de abril. Evite correrias e antecipe sua declaração este ano.

Compartilhe
12+

2 Comentários sobre “Novidades na Declaração do IR em 2019

  1. Não recebi o Informe de rendimento da minha pensão recebida da BB PREVIDENCIA FUNDO DE PENSAO DO BANCO DO BRASIL, CNPJ: 00.544.659/0001-09. Como consigo este documento? Preciso entregar minha declaração!
    Ana Beatriz Lott Macintyre

    0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *