fbpx
O que é o Benefício Fiscal?

O que é o Benefício Fiscal?

É um incentivo que o Governo estabelece para que você pague menos imposto. As contribuições realizadas durante todo o ano para o seu plano de previdência complementar são deduzidas da base de cálculo do Imposto de Renda, o que gera o benefício fiscal. Podem ter acesso ao benefício fiscal aqueles que contribuem com o INSS, fazem a declaração completa do Imposto de Renda e aportaram valores para planos de previdência fechada e/ou aberta (PGBL).

Só podem ser somadas as contribuições do participante?

Nesse cálculo são consideradas apenas as contribuições do participante, portanto não podem ser somadas as contribuições da patrocinadora. As contribuições do 13º não são passíveis de dedução fiscal porque têm tributação exclusiva na fonte.

Posso declarar as contribuições realizadas para meu dependente?

Sim, mas nesse caso é necessário que ele também seja declarado como dependente no Imposto de Renda, inclusive os rendimentos, caso existam.

Quais são as vantagens?

Poderá ser abatido até 12% dos rendimentos totais através das contribuições feitas ao plano e informadas na declaração do Imposto de Renda. É importante que haja um planejamento para alcançar este benefício, realizando contribuições periódicas ao longo do ano.

Como fazer?

Na BB Previdência, o participante tem à disposição um simulador para calcular qual é o máximo do benefício fiscal que ele pode alcançar. Para isso, basta inserir dados como renda bruta anual e contribuições realizadas para Planos de previdência (fechada e aberta, exceto VGBL). O sistema traz automaticamente os valores das contribuições realizadas para o Plano da BB Previdência. O cálculo considera como meta o equivalente a 12% da renda bruta anual e apresenta a diferença entre o contribuído e o que falta para que o participante alcance o teto do benefício fiscal. A partir do sistema é possível também gerar um boleto com o valor desejado. Estamos trabalhando para que o participante usufrua de todos os benefícios que a previdência complementar pode proporcionar, seja hoje ou no futuro. Veja o vídeo que acompanha nossa campanha de divulgação do simulador:

IMPORTANTE: O vídeo é apenas uma ilustração simplificada do benefício que você pode alcançar com a previdência complementar. Não consideramos despesas com saúde, educação e também as faixas de tributação do IR.

Compartilhe
9+

2 Comentários sobre “O que é o Benefício Fiscal?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *