fbpx
O que é resiliência?

O que é resiliência?

Ser resiliente é muito mais do que se conformar.

A resiliência está associada à capacidade que algumas pessoas têm de reagir positivamente às diversas situações de estresse da vida. E como fazer parte dos que resistem?

Alguns de nós transformam o desgosto em força e garra, suportam a dor insuportável do fracasso, da decepção e adquirem a capacidade de superar as decisões erradas do passado, mesmo que ainda restem consequências. Resiliência é a capacidade de não se culpar e de repetir a cada manhã: “vida que segue”, contrariando o senso comum que simplesmente desiste. Ser resiliente é acreditar que algo bom virá de qualquer situação e esperar consistentemente por esse momento, e na maior parte do tempo, insistindo na entrega do melhor de si. Quem é resiliente acredita que vale enfrentar o sofrimento, porque entende que esse sofrimento é temporário. Além disso, sabe valorizar a vitória.

Neste momento especialmente, quando nos vemos em meio a uma grande crise e muitas vezes nem conseguimos enxergar quando sairemos do outro lado, é hora de decidir prosseguir na luta. É seguir confiante e em frente, simplesmente porque pode ser a única solução que te levará ao sucesso.

Então, hoje eu insisto que reaja positivamente às adversidades, tornando-se capaz de superar mesmo o que parece ser um dos piores momentos. Se refaça, se reconstrua e alcance pelo menos um resultado: o esperado (na melhor das hipóteses) ou, no mínimo, um grande aprendizado.

Mas é claro, esse não é um caminho fácil. Ele exige autocontrole, automotivação, paciência, uma profunda reflexão para compreender um contexto muitas vezes hostil; exige equilíbrio quando a tendência é de se desesperar.

Fique firme, fique em casa e confie: vai passar!

Compartilhe
4+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *