fbpx
Passei dos 40 e não tenho um planejamento financeiro, e agora?

Passei dos 40 e não tenho um planejamento financeiro, e agora?

Lembra do ditado “antes tarde do que nunca”? Ele se aplica muito bem nesse questionamento. E não entre em pânico, ainda dá tempo de se organizar. Bastar ter disciplina, foco no objetivo, e claro, com um pouco de sacrifício, a aposentadoria estará garantida.

Quanto mais cedo uma pessoa começa a fazer o seu pé de meia, melhor será para o futuro dela. É mais tempo investindo, sem necessidade de grandes cortes no orçamento. Mas se por algum motivo a realidade hoje é outra, não desanime e comece agora mesmo o seu planejamento previdenciário!  Trace de imediato um plano de ação e corra atrás do prejuízo. Confira algumas dicas que preparamos para auxiliá-los nesse projeto.

  • Eduque-se financeiramente

Como já falamos, ainda é possível sonhar com a tão esperada aposentadoria, mas para isso é preciso começar agora. Nem um dia a mais de espera. Faça um levantamento de todas as receitas e despesas que você tem por mês, incluindo a data, valor e descrição. Não deixe de anotar nada, nem mesmo aquele “cafezinho” que você compra depois do almoço. Passe a ter o total controle sobre suas finanças. Desta forma, você verá que em pouco tempo, o saldo negativo bancário passará a ser positivo – ainda que de forma modesta. E não perca tempo! Sabe aquele plano de previdência patrocinado pela sua empresa? Faça já a adesão. Caso já tenha, aumente sempre que possível o seu percentual de contribuição!

  • Fuja das dívidas

Corra de endividamentos. Só utilize o cartão de crédito quando for realmente necessário. Evite ao máximo o pagamento de juros, dê preferência pelo pagamento à vista – pois é mais fácil negociar descontos. Reflita se vale a pena manter esses gastos, e perder o padrão de vida na aposentadoria, ou se é melhor economizar hoje e usufruir de uma aposentadoria confortável no futuro.

  • Faça o planejamento, estipule o valor que deseja receber na aposentadoria e quando quer se aposentar

Almejar uma aposentadoria tranquila é uma coisa, pensar no quanto ela irá lhe custar é outra bem diferente. Comece analisando o padrão de gastos que terá ao se aposentar, e lembre-se, ainda que algumas despesas venham a diminuir (como os gastos com filhos), virão outras, como os gastos com a saúde. Ao desenhar o planejamento, seja conservador. Faça as contas do quanto precisará juntar, tenha em mente que a expectativa de vida do brasileiro aumentou, e provavelmente, você irá viver mais do que imagina: projete sua necessidade de renda ao menos até os 90 anos.

  • Reserve e invista mensalmente a quantia necessária para atingir suas metas

Poupe pouco, mas com frequência. De tempos em tempos, avalie o seu planejamento, e, caso precise, revise-o! Se houver ganho de renda salarial, aumente a quantia a ser investida também!

E aí, você que está na casa dos 20,30 ou 40 anos, o que está esperando para começar a poupar e planejar a sua aposentadoria?

Compartilhe
10+

2 Comentários sobre “Passei dos 40 e não tenho um planejamento financeiro, e agora?

    1. Fale mais sobre isso Elson 🙂

      1) Sua empresa oferece um plano de previdência complementar?

      2) Se sim, ele é administrado pela BB Previdência?

      3) Se sim, basta solicitar uma ficha de inscrição, preencher e mandar pra gente!

      Caso a resposta seja não:

      No item 1, aconselho que faça uma previdência aberta.

      No item 2, basta preencher a ficha de inscrição e enviar para a administradora do seu seu plano.

      Um abraço e espero que seja “sim” nas 3!

      Até logo!

      0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *