fbpx
Planejar a aposentadoria nunca foi tão necessário

Planejar a aposentadoria nunca foi tão necessário

Imaginar a vida na velhice e em suas consequências pode trazer uma sensação de desconforto para boa parte da população. Porém, pensamentos desse tipo podem impedir as pessoas de se preparar para essa fase, e esse planejamento é extremamente necessário para que se tenha uma melhor qualidade de vida no futuro.

Quando crianças sempre escutávamos: “ então, Mariazinha, o que você quer ser quando crescer? ”, e dependendo da nossa resposta o conselho era que para alcançar determinado sonho era preciso estudar bastante e não nos deixarmos abater pelo cansaço. O tempo foi passando. Hoje somos administradores, advogados, jornalistas, médicos, professores etc.

Aquele carro zero quilometro, o apartamento, as viagens, enfim, aos poucos, os projetos de outrora começam a sair do papel. Isso é muito bom, nos mostra que a vida vale a pena.  Mas até para realizar sonhos é preciso ter cautela, e não estamos querendo jogar um balde de água fria em sua felicidade! Só que assim como você estudou para passar no vestibular, cursar uma boa universidade e conquistar um bom lugar no mercado de trabalho, agora você precisa traçar metas para chegar bem na velhice.

Do início ao fim, a vida precisa ser planejada, e digo mais, a aposentadoria tem que entrar como prioridade em nossos planos. Se quisermos ter uma vida longa e prazerosa, a 3ª idade tem que ser vista da mesma forma que eu via os meus sonhos de criança para a vida adulta.

Planejamento é extremamente necessário para que se tenha qualidade de vida, mas infelizmente é difícil conhecer jovens que se preparam financeiramente para a aposentadoria. Esquecem que a população brasileira está envelhecendo, e de acordo com projeções do “Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente, 9 trabalhadores ativos contribuem para aposentadoria de uma pessoa de mais de 65 anos. Em 2040, esse número deverá cair para 4 trabalhadores”.

E com a expectativa de vida aumentando no Brasil, em pouco tempo, o país chegará a uma realidade de muitos trabalhadores aposentados sendo sustentados por poucos ativos. Ficando difícil arcar com as contas!

Chegar à velhice não significa o fim da vida social, muito pelo contrário! Chegar à aposentadoria de forma ativa e saudável já é realidade, e tem muita gente aproveitando essa fase com saúde emocional, física e financeira – quebrando paradigmas. Para isso é preciso a cada dia construir um tijolinho desse sonho. 

Preparar-se para essa fase da vida, principalmente no aspecto financeiro, é a maneira mais inteligente para permitir que possamos, no futuro, garantir tanto as necessidades especiais de saúde, moradia, acessibilidade quanto as de lazer.

Tenha em mente que a 3ª idade não é o ponto final, mas o início de uma nova etapa, que contempla coisas bacanas como aquela viagem dos sonhos, uma lua de mel, aventuras com os netos, e quem sabe uma etapa cheia de descobertas, como aprender aquele instrumento que você sempre quis, mas nunca teve tempo, ou investir num curso de dança. Sem ponto para registrar, sem resultado para entregar, sem crianças para cuidar.  Reflita: na aposentadoria, a prioridade é você. Então, corre lá, prepare aquela lista de desejos que você quer fazer nessa vida, e comece a se planejar desde agora.

Compartilhe
15+

2 Comentários sobre “Planejar a aposentadoria nunca foi tão necessário

    1. Oi Dalton!!

      Você já é nosso participante! Você pode melhorar mais ainda o seu planejamento previdenciário, aumentando o seu percentual de contribuição mensal para o seu plano. 🙂

      1+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *