fbpx
Previdência para jovens

Previdência para jovens

Isso mesmo. Para jovens! Pois o futuro só será realmente bom, se a pessoa desde cedo tiver a consciência de que vida longa e feliz é feita sob um presente bem planejado, e previdência é nada mais que planejamento. E quanto antes você começar a investir em previdência, maior serão as possibilidades em usufruir de uma aposentadoria sustentável e totalmente independente.

Às vezes pode parecer difícil falar de Previdência com quem ainda está na casa dos 20 anos, em meio a correria da vida acadêmica, dando os primeiros passos na vida profissional. Com um tanque cheio de sonhos em conquistar uma carreira sólida e de sucesso. Nesta fase, a aposentadoria parece algo distante, não entra nos planos para o futuro.

Mas, veja bem, pense comigo, como projetar o futuro e excluir o pós-carreira? Ainda que ele esteja longe, a vida passa e passa rápido! E quando nos damos conta, a matemática não perdoa todos os anos deixados para trás – e ainda que saibamos que nunca é tarde para recomeçar –  lamentaremos a falta de educação previdenciária na juventude.

Por isso, a sociedade de hoje precisa mais do que nunca entender que o assunto previdência é coisa de jovem, e tem que ser conversado desde cedo nas escolas e nas conversas entre pais e filhos. Só assim, o jovem crescerá com a consciência de que a vida profissional tem um começo, meio e fim. Há um pós-carreira. E o quanto antes você começar a planejá-lo, melhor ele será.

O tempo a seu favor

Não há dúvidas entre os especialistas previdenciários que a idade para começar o plano de aposentadoria é o quanto antes. Se você planejar cedo e tiver disciplina, poderá contribuir com pequenos aportes no início, e ir aumentando conforme for crescendo a sua renda. Já que no início da carreira, o investimento não precisa ser tão alto, pois haverá bastante tempo para construir a reserva, e ter como aliado os juros compostos que fazem uma diferença gigantesca em prazos mais longos. As contribuições somadas aos juros mensais maximizam os ganhos. Tempo é o principal fator quando se trata de aposentadoria.

Investimentos como previdência complementar são uma ótima opção, independente da idade em que você comece a investir, devido à rentabilidade. Porém, se você tem menos de 25 anos, o mais inteligente é começar a planejar hoje mesmo a sua previdência, pois ela é o melhor caminho para alcançar a independência na aposentadoria. Lembrando que enquanto jovens, o tempo fica meio restrito à vida acadêmica e profissional, e infelizmente, muito dos sonhos não são realizados durante a vida laboral, sendo a aposentadoria uma fase propicia para realizar projetos adiados por falta de tempo ou financeiros.

A aposentadoria pode até demorar algumas décadas para chegar, mas ela só será boa se você começar a preparar-se para ela. Não perca mais tempo! Aproveite os benefícios dos planos de previdência privada complementar, eles trazem grandes vantagens patrimoniais a longo prazo para você. #FicaaDica

Compartilhe
10+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *