fbpx
Programa Voluntariado BB Previdência

Programa Voluntariado BB Previdência

Movida pelo senso de responsabilidade socioambiental a BB Previdência assumiu durante todo o ano de 2017 atitudes que colaboram para a construção de um mundo melhor. Foram adotados projetos que incentivam os funcionários a desenvolverem uma postura mais solidária em ações e programas de voluntariado.

O trabalho voluntário tem início a partir de iniciativas individuais e, aos poucos mobilizam outras pessoas que aderem à proposta e se tornam voluntárias, por isso, o voluntariado merece ser valorizado, apoiado, divulgado e fortalecido. Em parceria com o Banco do Brasil, a Entidade tem um portal do voluntariado. Esse canal tem o objetivo de incentivar, mobilizar e divulgar ações sociais apadrinhadas pelos seus funcionários para atender a crianças e adolescentes ou idosos em situação de vulnerabilidade. Essas ações ocorrem na comunidade, em grupos de autoajuda e clubes, nas igrejas, nas associações culturais e esportivas, em instituições sociais ou no próprio ambiente da BB Previdência.

Ainda não é voluntário? Abaixo dez dicas para motivá-lo:

1) Todos podem ser voluntários: Não é só quem é especialista em alguma coisa que pode ser voluntário. Todas as pessoas têm capacidades, habilidades e dons. O que cada um faz bem pode fazer bem a alguém.

2) Voluntariado é uma relação humana, rica e solidária: Não é uma atividade fria, racional e impessoal. É relação de pessoa a pessoa, oportunidade de fazer amigos, viver novas experiências, conhecer outras realidades.

3) Trabalho voluntário é uma via de mão dupla: O voluntário doa energia e criatividade, mas em troca ganha contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de aprender coisas novas, satisfação de sentir-se útil.

4) Voluntariado é ação: Não é preciso pedir licença a ninguém antes de começar a agir. Quem quer vai e faz.

5) Voluntariado é escolha: Não há hierarquia de prioridades. As formas de ação são tão variadas quanto as necessidades da comunidade e a criatividade do voluntário.

6) Cada um é voluntário a seu modo: Não há fórmulas nem modelos a serem seguidos. Alguns voluntários são capazes, por si mesmos, de olhar em volta, arregaçar as mangas e agir. Outros preferem atuar em grupo, juntando os vizinhos, amigos ou colegas de trabalho. Por vezes, é uma instituição inteira que se mobiliza, seja um clube de serviços, uma igreja, uma entidade beneficente ou uma empresa.

7) Voluntariado é compromisso: Cada um contribui na medida de suas possibilidades, mas compromisso assumido é para ser cumprido. Uns têm mais tempo livre, outros só dispõem de poucas horas por semana. Alguns sabem exatamente onde ou com quem querem trabalhar. Outros estão prontos a ajudar no que for preciso, onde a necessidade é mais urgente.

8) Voluntariado é uma ação duradoura e de qualidade: A função do voluntário não é tapar buracos e compensar carências. A ação voluntária contribui para ajudar pessoas em dificuldade, resolver problemas, melhorar a qualidade de vida da comunidade.

9) Voluntariado é uma ferramenta de inclusão social: Todos têm o direito de ser voluntários. As energias, os recursos e as competências de crianças, jovens, pessoas portadoras de deficiência, idosos e aposentados podem e devem ser mobilizadas.

10) Voluntariado é um hábito do coração e uma virtude cívica: As formas de ação voluntária são tão variadas quanto a criatividade do voluntário e as necessidades da comunidade.

 

 

 

Compartilhe
3+

3 Comentários sobre “Programa Voluntariado BB Previdência

  1. gOSTARIA DE CONTRIBUIR COMOVOLUNTARIO TRABALHANDO GRATUITAMENTE EM GEOPROCESSAMENTO,ASSUNTO QUE APREEDI NA HOLANDA E ME APAIXONEI: MANDEM-ME UM ENDEREÇO E UM TELRFONE AQUI EM pORTO aLEGRE

    0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *