fbpx
Proteja o seu orçamento dos impactos da atual crise

Proteja o seu orçamento dos impactos da atual crise

As previsões do mercado não são as melhores para a economia, mas ainda assim, é possível proteger o seu bolso e o orçamento da sua família.

No Brasil e no mundo a economia tem sido uma das grandes preocupações.  Com o surgimento da pandemia do novo coronavírus, o isolamento social e a quarentena implantada em diversos países, os especialistas são bastantes pessimistas em suas provisões. São milhões de brasileiros que contam com a sua fonte de sustento, contudo, respiremos fundo. É hora de manter a serenidade, ainda que “as coisas” não estejam muito boas, nem tudo está perdido! Com algumas medidas, a crise pode ser suportada, ou melhor, superada.  

Investimentos

Se ao longo dos últimos anos você passou a fazer investimentos, a dica é que tenha ainda mais paciência que o habitual. Nada de querer fazer resgate, não é o momento para isso – ainda mais se você tiver aplicações de longo prazo – é provável que você perca boa parte se for mexer no dinheiro.

O momento requer cabeça fria para analisar os cenários. Caso tenha investimentos de renda fixa, no Tesouro Direto, por exemplo, por mais que a rentabilidade seja menor, é melhor deixá-lo quietinho, porque é uma aplicação segura.

Negocie

Se o orçamento apertar e as contas atrasarem, a dica é: negocie! Não está fácil para ninguém, o momento está difícil para todo mundo, por isso, é mais provável que a outra parte entenda a sua situação. Se você paga aluguel, por exemplo, tente negociar com o locador um valor menor durante alguns meses, até que as coisas melhorem.

Planeje-se

Essa dica é para todos os momentos da vida. Infelizmente boa parte dos brasileiros foram pegos de surpresa com a crise do novo coronavírus, porém, nunca é tarde para começar a reavaliar a vida, faça projeções e esteja preparado para as mudanças que podem surgir.  Passe a trabalhar com um cenário pessimista nos próximos meses, porque se as coisas melhorarem antes, você obterá um saldo positivo.

Reserva de emergência

Lembra daquela reserva de emergência que vira e mexe nós falamos? Aquele dinheiro que você guardou ou investiu em aplicações mais conservadoras, se precisar, conte com ele. Ele foi planejado para esses momentos. Mas olha, só utilize se realmente estiver precisando.

Não estoque alimentos, isso faz com que os preços aumentem

Nada de estocar alimentos em casa, pense no seu próximo, e lembre-se que o aumento da demanda faz com que os preços aumentem. Um dos fatores que interfere nesse encarecimento é o aumento do custo de produção. Com a pandemia ficou mais difícil produzir, falta mão de obra tanto para a produção, quanto para o transporte e distribuição. Mais que nunca, é hora de consumir com consciência. Mesmo com a crise, o abastecimento está normal e o Brasil ainda leva vantagem por ser um dos maiores produtores de alimentos do mundo. Então, pense no outro e no seu bolso!

#Fique em casa

A dica mais importante é se proteger para proteger os seus e o mundo.

Se o teu trabalho te possibilita a oportunidade de fazer o home office, aproveite. E se você é um desses profissionais que tem saído de casa todos os dias, proteja-se o máximo possível, use máscaras, luvas, leve álcool em gel na bolsa. E desde já, agradecemos todo o seu esforço!

Em breve, a vida voltará ao normal e sairemos mais fortalecidos disso tudo.

Compartilhe
7+

7 Comentários sobre “Proteja o seu orçamento dos impactos da atual crise

  1. Agradeço os conselhos financeiros supra citados
    mas eles coincidem com minhas práticas ha muitas decadas,mas valeu o estímuloe recomendações

    0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *