fbpx
Quer viver 106 anos?

Quer viver 106 anos?

Para viver bem (e viver muito), é preciso adotar bons hábitos para prolongar os anos de vida. A Leah Bandeira Sacchi, nascida em 1912, tem a fórmula: caminhada, cerveja e amigos. Nada mal, não é mesmo?

Segredos de Dona Leah

Aos 106 anos de idade, Dona Leah tem uma rotina tranquila: às 20h já está dormindo e às 05h da manhã já está de pé. Durante o dia faz caminhada e não abre mão de conviver com as pessoas que ama.  Sempre que pode, faz questão de tomar um bom café com os conhecidos e de ir à igreja.

Para ajudar a saúde do corpo, ela faz fisioterapia e mantém uma alimentação saudável e equilibrada, com carne, frango, legumes e verduras. Para completar, ela toma uma dose de pinguinha ou cerveja antes do almoço todos os dias e, antes de dormir, leite com conhaque.

Dia a dia

Com toda essa energia, Dona Leah diz que adora cuidar do jardim que fica em seu quintal. Ela revela que sua saúde está muito boa para a idade e que seus níveis de glicose e colesterol estão sob controle. “Tenho um marca-passo e tomo remédio para o coração, além de vitaminas. Faço acompanhamento com o cardiologista de seis em seis meses”, afirma. Ela ainda conta com duas acompanhantes que a ajudam em tudo o que precisa, se revezando em dois turnos. Assim, Leah nunca fica sozinha.

À tarde ela aproveita para descansar –  com a invejada soneca vespertina, depois assiste à programação católica e reza o terço. Quem adora estar com ela nesses momentos de tranquilidade é a Nara, sua gatinha companheira.

Vaidosa, ela não sai de casa sem os brincos, pulseira e lenço no pescoço, além de batom e sapato com saltinho. Para ela, sapatos sem saltos são deselegantes. “Não é porque estou velha que não tenho que me cuidar e ficar bonita”.

Dona Leah registra os momentos que considera interessantes (inclusive o que vê na TV) em um diário, tudo com data e ano, para exercitar a memória e evitar esquecimentos. Contudo, o maior dos segredos de Dona Leah para ser centenária é ter amor próprio. Depois, cultivar amizades e não guardar rancor nem mágoa.

“Quem tem ressentimento se destrói por dentro. Não critico as pessoas, as aceito como elas são”.

A longeva Dona Leah nos mostra que com hábitos saudáveis e ponderação é possível alcançar uma vida longa e cheia de alegria. Que tal seguir os conselhos dela e começar agora mesmo com a mudança de estilo de vida? Veja alguns:

  • Faça exames de rotina.
  • Exercite-se.
  • Coma em pequenas porções.
  • Beba uma taça de vinho tinto por dia.
  • Crie o hábito de dormir mais.
  • Converse com seus amigos e familiares.
  • Tire uns minutos para cuidar da alma.

Fonte: Pense Futuro com adaptações

Compartilhe
13+

5 Comentários sobre “Quer viver 106 anos?

  1. Gostei muito das dicas da D. Leah. Vou incluí-las na minha rotina. Se eu não chegar aos 106 como ela, pelo menos minha família será poupada de alguns dissabores.
    Parabéns querida Leah!

    2+
  2. Olá Jaqueline Holanda,

    Possuo conta no BB a muitos anos e encontrei neste blog informações que buscava a muito tempo sobre previdência. Tenho uma previdência privada PGBL em um plano fechado a 11 anos (Plano Fechado, tabela IR regressiva), e minha dúvida consiste na possibilidade de eu ser desligado da empresa.

    Se for desligado, pretendo fazer uma portabilidade de todo valor para o BB (Plano Aberto PGBL) e ter uma concessão de renda por prazo determinado de 15
    anos. (Esta informação obtive no Blog). Qual a idade mínima para se iniciar o recebimento de uma concessão de renda com prazo determinado? 50 anos? Esta idade varia de banco para banco ou existe uma regra?
    Obrigado, LAURO

    1+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *