fbpx
Saúde: O que é o Coronavírus?

Saúde: O que é o Coronavírus?

A população mundial está em pânico com o surgimento repentino do vírus que desde o dia 31 de dezembro, vem fazendo vítimas fatais. Segundo dados oficiais, já são mais de 910 mortes em todo o mundo e mais de 40 mil infectados. No texto abaixo, vamos falar sobre o que é, suas causas, sintomas, tratamento e prevenção

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. O vírus está sendo tratado como uma variação da família coronavírus, que de acordo com o Ministério da Saúde, teve seus primeiros casos identificados em meados de 1960.

A variação originada na China, foi nomeada oficialmente pela Organização Mundial de Saúde – OMS, como “Doença Respiratória de 2019-nCoV”. Não se sabe ainda como ocorreu a mutação que permitiu o surgimento do novo vírus. Porém, há outras variações do coronavírus, como SARS-CoV e MERS-CoV que já são conhecidas pelos cientistas. Seu contagio aos humanos foi por contato com animais: gatos, no caso da Sars, e dromedários, no vírus Mers.

Covid-19: novo tipo de vírus do agente coronavírus, chamado de novo coronavírus, que surgiu na China em 31 de dezembro de 2019.

O novo agente do coronavírus, foi descoberto no fim de dezembro de 2019, após casos registrados na China. Segundo a OMS, são 17 mil casos registrados em 19 países, com mais de 360 mortes, o que mobilizou organismos internacionais e a comunidade científica na busca por respostas sobre prevenção, transmissão e tratamento desse novo tipo de coronavírus.

Transmissão

A transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. O vírus pode ficar incubado por duas semanas, período que começam a aparecer os primeiros sintomas de infecção.

Quais são os sintomas do coronavírus (Covid-19)?

Os sintomas clínicos são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem também causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. Os sintomas são: febre, tosse e dificuldade para respirar.

Diagnóstico

O diagnóstico do novo coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios. É necessária à coleta de duas amostras na suspeita do vírus. Para confirmar a doença é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o RNA viral.

Prevenção

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

– Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

– Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

 Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

– Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Com base nas informações do Ministério da Saúde

Compartilhe
9+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *