fbpx
Sustentabilidade no trabalho

Sustentabilidade no trabalho

Nos últimos anos, o assunto sustentabilidade tem sido uma das grandes preocupações mundiais. Conferências nos quatros cantos do mundo são realizadas anualmente para discutir o tema e propor ações de desenvolvimento sustentável ambiental, econômico, corporativo etc.

E diante de um assunto tão importante como esse, é perceptível a mudança de postura que devemos tomar em nossa rotina, seja elas dentro de casa, na vizinhança, no bairro. Enfim, precisamos pensar e repensar nossos atos, não só enquanto indivíduos, mas também enquanto empresas, para que assim tenhamos a oportunidade de deixar um mundo cada vez melhor para as gerações futuras.

E não é por menos que essa vem sendo uma das bandeiras mais levantadas nos setores corporativos. Ser uma empresa ecologicamente sustentável, que busca o uso consciente dos recursos naturais e recicláveis através de pequenas atitudes.

Listamos abaixo algumas dicas de como você e sua empresa pode contribuir com um ambiente cada vez mais sustentável. Confira:

Papel toalha. Use com moderação

Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas você tem ideia do quanto de papel toalha você e seus colegas de empresa utilizam por dia? Tem ideia do quanto o uso desse papel muitas vezes é desnecessário e do grande impacto que ele causa ao meio ambiente? Bom, vamos tentar responder essas perguntinhas e mostrar um pouco do processo de fabricação dele até chegar ao consumidor.

Poucas pessoas respeitam a recomendação do uso de somente uma folha de papel, e acabam usando três folhas ou mais, a cada ida ao banheiro. Sem contar que essas folhinhas são utilizadas para secar a pia do banheiro o chão, limpar sapatos e várias outras atribuições. Só que esse uso desregrado causa um impacto imenso na natureza. Feito de celulose virgem, a indústria gasta muita água no cultivo das árvores e na fabricação da celulose, para se ter uma ideia, na produção de um 1 Kg de papel são gastos 540 litros de água. E não é só isso não, possui um lento processo de decomposição, e ainda libera o gás metano, um dos principais causadores do efeito estufa.

Coleta seletiva do lixo

Outra postura importante que deve ser adota pelas empresas, é a coleta seletiva interna. Aqui na BB Previdência, utilizamos equipamentos adequados para a correta gestão dos resíduos sólidos recicláveis não perigosos – papel, plástico, metal e vidro. Ao separar o lixo, evitamos a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos de reciclagem.

Desligar o PC no final do expediente

Esses equipamentos consomem energia elétrica – que para ser produzida emite gases de efeito estufa e contribui para o aquecimento global. Para se ter uma ideia, no decorrer de um ano, a economia decorrente de desligar o computador durante uma hora será de 60 kwh, ou seja, cada pessoa que desliga o seu computador deixa de jogar na atmosfera 18 quilos de CO2. O que corresponde ao emitido por um carro movido a gasolina ao percorrer 120 km.

Além dessas e outras ações, a conscientização do funcionário é indispensável para que a sustentabilidade na empresa seja frequente.

E você, conhece outras ações sustentáveis? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo!

Compartilhe
9+

2 Comentários sobre “Sustentabilidade no trabalho

  1. Jaqueline, bons ventos espalhem suas palavras.
    Quando é que perceberemos que a perpetuidade do nosso planeta está nas mãos de cada um de nós e não apenas nas políticas públicas de responsabilidade do governo.
    Parabéns e traga mais sobre este assunto, por favor!

    1+
    1. Oi, Renata!

      De fato, não adianta esperar apenas pelo Estado, a responsabilidade é nossa! Um simples gesto que eu adoto no meu dia a dia, como por exemplo, o uso consciente do papel toalha, a substituição dos plásticos descartáveis, a separação dos resíduos e a economia são formas responsáveis de utilizar os recursos naturais e preservar o meio ambiente.
      A sustentabilidade é dos nossos objetivos estratégicos e sempre estaremos abordando o assunto. Obrigada pela visita.
      Volte sempre. Grande abraço 🤗😘

      1+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *