fbpx
Um período de relativa melhora no Mercado

Um período de relativa melhora no Mercado

Os últimos meses trouxeram uma ligeira alta nos índices, que ficaram ainda um pouco abaixo da meta, mas já representa uma melhora no Mercado. Essa mudança positiva ocorreu principalmente em função da proximidade com as eleições. Destacaram-se, em setembro, os segmentos de renda fixa, com 0,40% e de renda variável, com 2,45%. Ambos contribuíram positivamente para o resultado consolidado da BB Previdência que saiu de -0,19% em agosto para 0,62% em setembro. Após a vitória de Jair Bolsonaro no último domingo, o mercado reagiu positivamente com uma alta de 1,99% no Ibovespa nos últimos dias. Porém, após esse momento inicial, a percepção favorável dependerá da composição da futura equipe econômica do novo governo e do avanço das discussões acerca das reformas no Congresso.

A alta volatilidade vivenciada ao longo de 2018, continua frustrando as expectativas de retomada do crescimento. Em setembro os indicadores de confiança do comércio, consumo e construção, oscilaram timidamente. Ainda como reflexo da greve dos caminhoneiros em maio, os indicadores da economia não se recuperaram. Essa recuperação também foi afetada pelas incertezas eleitorais e as repercussões da greve na economia, reforçando as dúvidas quanto à retomada do crescimento econômico do país. A inflação segue ancorada abaixo da meta e a expectativa de crescimento da economia projeta um crescimento de 1,35% no PIB em 2018, ligeiramente superior a alta de 1,00% verificada em 2017. Nesta quarta-feira o Copom decidiu por unanimidade manter a Taxa Selic em 6,5% a.a., refletindo em sua decisão os indicadores de atividade econômica que evidenciam a recuperação da economia brasileira em ritmo mais gradual que o vislumbrado no início do ano.

Portanto, o momento requer muita cautela e a BB Previdência se mantém atenta às oportunidades que possam surgir para melhorar os resultados no médio e longo prazo. Dentre os principais destaques, tem-se o Ibr-X reagindo positivamente e encerrando o mês de setembro em 3,23%; a valorização do Real frente ao Dólar e o IPCA, que atingiu 0,48%, também em setembro.

A BB Previdência permanece atenta às oportunidades do Mercado e segue realizando movimentos estratégicos que possibilitem a recuperação dos resultados, no médio e no longo prazo.

Fonte: Gerência de Investimentos

Compartilhe
7+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *